ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
PRAZO
DE ENTREGA As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para
o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 17/12/2020 ou também poderão ser
postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista,
para correção e devolutiva.
ATIVIDADES
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
AVISO IMPORTANTE: Segue a relação com o número dos alunos que deverão
realizar essa atividade de recuperação: 03, 06, 08, 09, 10, 12, 13, 16, 17,
18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 28, 29, 30, 31, 33, 34, 35 e 36. Os demais alunos que também realizarem essa atividade,
ganharão pontuação extra na média final.
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
O Multiculturalismo O conceito de multiculturalismo surge nas sociedades contemporâneas como um
meio de combater, por um lado, a ideia de homogeneidade cultural fundamentada
na visão da superioridade dos povos colonizadores europeus e, por outro lado,
as desigualdades sociais e as diversas formas de racismo, de preconceito e de
discriminação social. A ideia de homogeneidade cultural afirma que a cultura,
o modo de vida e a visão de mundo dos europeus são universais e únicos,
sobrepondo-se aos demais povos. Disseminada mundialmente, essa concepção tem
papel central no desenvolvimento da xenofobia,
fenômeno que na atualidade, afeta principalmente a Europa. O conceito de Multiculturalismo não é único
nem homogêneo; varia conforme o contexto sócio-histórico e compreende
diferentes pontos de vista. Segundo alguns sociólogos, o termo multiculturalismo designa o fato de
determinadas sociedades serem formadas por culturas distintas. Para outros,
esse conceito descreve uma política que visa a coexistência pacífica entre
grupos étnica e culturalmente diferentes. Há ainda quem considere o
multiculturalismo um movimento teórico e político em defesa da pluralidade e
da diversidade cultural que reivindica o reconhecimento e a valorização da
cultura das chamadas minorias.
Após a leitura atenta do texto acima, os alunos deverão
realizar a seguinte atividade: 01 – À partir da leitura do texto acima,
produza uma pesquisa na internet e responda o significado do termo xenofobia. 02 – Conforme o conteúdo estudado, responda
oque é Multiculturalismo. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO
DE ENTREGA As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para
o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 11/12/2020 ou também poderão ser
postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista,
para correção e devolutiva. ATIVIDADES
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Existe uma Identidade Cultural Brasileira? Agora, vamos conversar um pouco sobre a
ideia de identidade cultural no
Brasil. Você acha que, diante de tudo que levantamos até agora, poderíamos
falar da existência de uma determinada “identidade brasileira”? Poderíamos dizer que sim, até determinado
ponto, se considerarmos uma série de características
culturais que se fazem presentes nas manifestações da maioria da
população, como por exemplo, nas suas tradições religiosas ou nas suas opções
esportivas (como é o caso do futebol). Deve-se perceber, porém, que, assim
como em outros países, essas tradições são todas elas construídas ou inventadas, em um determinado momento da nossa
História.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão
realizar a seguinte atividade: O texto acima nos informa alguns elementos
que podem fazer parte da chamada identidade cultural brasileira. Ele
demonstra que as chamadas características culturais estruturam essa
identidade e dá o exemplo das tradições religiosas e do futebol, presentes na
cultura brasileira. À
partir da leitura do texto e de pesquisa na internet, produza um texto com no
mínimo 10 linhas explicando quais são as possíveis CARACTERÍSTICAS CULTURAIS
QUE FORMAM A IDENTIDADE CULTURAL BRASILEIRA. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
04/12/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo
professor até a data prevista, para correção e devolutiva
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Relação Intercultural
A Relação
Intercultural significa a valorização, a interação e a comunicação recíprocas
entre os diferentes sujeitos e grupos culturais. A interculturalidade é a
ideia que tem por base o reconhecimento do direito à diferença e a luta
contra todas as formas de discriminação e desigualdade social. É tentar
promover relações de diálogo e relações igualitárias entre pessoas e grupos
que pertencem a culturas diferentes, sem perder de vista a crítica às
relações desiguais de poder entre grupos e pessoas. A interculturalidade pode ser entendida
também como um processo dinâmico e permanente de relação, comunicação e
aprendizagem entre culturas em condições de respeito, legitimidade mútua,
simetria e igualdade entre as culturas. Um intercâmbio que se constrói entre
pessoas, conhecimentos, saberes e práticas culturalmente diferentes, buscando
desenvolver um novo sentido entre elas na sua diferença.
Após a leitura atenta do texto acima, os alunos deverão
responder as seguintes questões: 01 – Explique conforme o
texto estudado, oque é interculturalidade. 02 – A
interculturalidade favorece o diálogo entre diferentes grupos e culturas?
Justifique sua resposta.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para
o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 27/11/2020 ou também poderão ser
postadas no Google Classroom organizado pelo professor até a data prevista,
para correção e devolutiva.
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
As Desigualdades e as Diferenças Sociais
Nesse texto, vamos aprender a diferenciação
entre os conceitos de Desigualdade
Social e de Diferença Social. Vamos às definições: As
desigualdades sociais são definidas a partir das condições sociais e
econômicas de determinados grupos. Isto é, há grupos que possuem mais
riquezas do que outros e maior acesso a determinados serviços, gerando uma
sociedade desigual, na qual poucos possuem muitas riquezas e bens materiais e
muitos pouca ou nenhuma riqueza material. A
diferença social ou cultural, por outro lado, significa que os indivíduos
ou grupos são apenas diferentes e não superiores ou inferiores. O indivíduo
originário do continente africano é diferente do chinês ou europeu; a mulher
é diferente do homem; o heterossexual é diferente do homossexual; o adepto do
candomblé cultua uma religião diferente da do evangélico; as pessoas com
deficiência são diferentes daqueles que não possuem necessidades educacionais
especiais e assim por diante. Essas características dos seres humanos não
significam superioridade ou inferioridade de uns sobre os outros.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão
responder as seguintes questões:
01 – Podemos entender que a desigualdade social é definida
através das condições sociais e econômicas? Justifique sua resposta. 02 – O conceito de diferença social é fundamentado nas condições econômicas das
pessoas? Em caso negativo, justifique sua resposta.
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO
DE ENTREGA As atividades e
suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br
até o dia 13/11/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom
organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do
seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
O Significado de Etnocentrismo
Etimologicamente,
“etno” deriva do grego “ethnos” e se refere à etnia, raça, povo, clã. Assim, etnocentrismo significa considerar sua etnia como o centro ou o eixo de
tudo, a base que serve de referência ou o ponto de vista de onde se deve
olhar e avaliar o mundo ao seu redor. Estendendo essa definição, podemos
entender o etnocentrismo como uma
tendência a considerar apenas os valores da própria cultura ao analisar as
demais. Isto significa
dizer que as visões de um determinado grupo (política, econômica e
socialmente dominante em uma dada sociedade) são consideradas como o centro e
referência de tudo. Tudo (inclusive outros grupos e indivíduos) é pensado e
sentido através dos valores, modelos e definições segundo a visão do grupo
dominante, que seria a própria “representação” da existência humana.
Após a leitura atenta do texto acima, os alunos deverão
responder as seguintes questões: 01- Conforme o
texto estudado, explique oque é etnocentrismo. 02- Você acredita
que uma visão etnocêntrica da realidade pode produzir formas de desigualdade
social? Justifique sua resposta.
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do
seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
O Significado de Estratificação Social
Na Sociologia, a
divisão da sociedade em classes é chamada de estratificação social. Mas afinal de contas, qual é o significado
desse conceito? Vamos à sua definição: estratificação
social é o modo como as diversas sociedades estão organizadas em
“estratos” ou “camadas sociais”. Em outras palavras,
a forma como os indivíduos estão localizados numa determinada posição em uma
sociedade, ou ainda os elementos de pertencimento a um dado “grupo social”.
Esses elementos podem se basear em critérios
econômicos, políticos, sociais e culturais. Para diversos
sociólogos, existiriam diferenças marcantes entre os “sistemas de classes”
modernos, como entende Karl Marx (importante teórico dentro da Sociologia), e
por exemplo, os “sistemas de castas”, encontrados em sociedades organizadas
sob outra forma.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão
realizar a seguinte atividade: Os alunos à partir
da leitura do texto base e de pesquisa na internet, deverão produzir um texto com no mínimo 10 linhas explicando oque
entenderam por ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL.
PRAZO
DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
06/11/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo
professor até a data prevista, para correção e devolutiva |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
Os alunos deverão assistir o mini
documentário intitulado “ILHA DAS FLORES”, conforme o link abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=cvpjgAZd63w
Após assistirem o vídeo acima, deverão à partir do
conteúdo do mesmo, produzir um TEXTO COM NO MÍNIMO 10 LINHAS EXPLICANDO QUAIS
OS PROVÁVEIS MOTIVOS PARA A EXISTÊNCIA DA DESIGUALDADE SOCIAL E DAS CLASSES
SOCIAIS. PRAZO
DE ENTREGA As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
29/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo
professor até a data prevista, para correção e devolutiva. |
ATIVIDADES Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Cidadania e Classe Social
A cidadania é um status concedido
àqueles que são membros integrais de uma comunidade. Todos aqueles que
possuem esse status são iguais com respeito aos direitos e obrigações
pertinentes aquele status. Não há nenhum princípio universal que determine
oque estes direitos e obrigações serão, mas as sociedades nas quais a cidadania é uma instituição em
desenvolvimento criam uma imagem de uma cidadania ideal em relação à qual o
sucesso dos indivíduos pode ser medido e em relação à qual a aspiração pode
ser dirigida. O conceito de classe social, por outro lado, é um
sistema de desigualdade. E este conceito, como o de cidadania, pode estar
baseado num conjunto de ideais,
crenças e valores. É, portanto, compreensível que se espere que o impacto
do conceito de cidadania sobre o de classe social tomasse a forma de um
conflito entre princípios opostos.
Após a leitura do texto acima, os alunos
deverão realizar a seguinte atividade:
01) Conforme o
texto, a cidadania pode ser
considerada um princípio que tem como ideal estabelecer a igualdade entre os indivíduos? Em caso positivo, fundamente
(explique de acordo com o texto) sua resposta. 02) Realize uma
pesquisa na internet sobre o significado do termo conjunto de ideais, crenças e valores. Logo em seguida, explique
o significado desse termo. PRAZO
DE ENTREGA As atividades e
suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br
até o dia 23/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom
organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva |
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Ideologia e Cultura Muitas manifestações culturais são expressões de ideologia, um conceito importante e polêmico. Ele expressa um fenômeno que ocorre no plano das ideias e pensamentos sobre a realidade material. A palavra ideologia tem muitos sentidos e foi criada, em 1801, pelo filósofo francês Destutt de Tracy (1754-1836), que a empregou como ciência das ideias (fatos da consciência). Ideologia também pode designar uma doutrina, um conjunto de ideias que influencia grupos sociais, legitimando formas de ação: doutrinas econômicas, políticas, filosóficas, etc. Em meados do século XIX, Marx e Engels (teóricos importantes dentro da Sociologia) deram ao termo ideologia, sua concepção política. Presente no cotidiano, a ideologia justifica as posições que assumimos e nos dá sua visão das relações sociais. Ela se manifesta nas representações sociais, em palavras, sentimentos e condutas que se cristalizam nas crenças, nas religiões, na filosofia, no direito, na política, etc.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões: 01 – Conforme o texto estudado, o termo ideologia foi criado em qual época e por qual autor? 02 – Qual é a definição de ideologia que o presente texto nos apresenta? PRAZO DE ENTREGA As atividades e suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 15/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Comunidade e Sociedade
O sociólogo
Ferdinand Tonnies foi o primeiro a empregar o termo comunidade, contrapondo-o ao conceito de sociedade, dentro da tradição sociológica de classificar os
fenômenos sociais. Segundo Tonnies, comunidade refere-se a uma
coletividade na qual é alto o grau de coesão com base em valores, interesses,
normas e costumes partilhados pelos indivíduos e grupos que a integram. Em
termos físico-territoriais, comunidade corresponde a um agrupamento cujos
laços de vizinhança, consanguinidade e étnicos criam condições de afinidade
entre os membros. Por ser um
representante da Sociologia clássica, Tonnies conceitua sociedade contrapondo-a ao conceito de comunidade. Assim, ele classifica sociedade como um fenômeno em que há relações contratuais,
regidas por interesses econômicos, culturais, políticos, tomando por modelo a
sociedade industrial, da qual as fábricas, as organizações e o Estado moderno
são as principais expressões.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão
responder as seguintes questões: 01- Explique,
conforme o texto estudado, qual o significado do conceito de sociedade. 02 –
De acordo com a definição presente no texto, defina oque é comunidade.
PRAZO
DE ENTREGA As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
02/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES Os
alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro
didático Sociologia para o Ensino Médio:
As
Dinâmicas Culturais
Ao observarmos nosso país, podemos nos perguntar:
de onde vêm nosso modo de vida, nossos
hábitos, os objetos do dia a dia? Por que o Brasil se apresenta tão diverso
regionalmente? A ocupação das terras pelos colonizadores, o uso
de mão de obra africana e indígena e a vinda de imigrantes a partir do século
XIX trouxeram contribuições que fizeram a diversidade cultural do país. Com
os imigrantes europeus e asiáticos, entre outros, vieram costumes, tradições,
manifestações artísticas, culinárias, crenças e ritos religiosos de suas
culturas de origem, além de conhecimentos próprios de suas ocupações
profissionais, como agricultores, marceneiros, comerciantes, artesãos,
artistas, construtores, operários que eram. Muitos desses imigrantes também contribuíram com
a própria organização dos trabalhadores e de seus movimentos associativos,
quando o Brasil, antes um país de base econômica predominantemente rural,
transitava para uma economia urbano-industrial.
Após a
leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 – Explique como a cultura dos imigrantes
influenciou a formação da nossa cultura brasileira. 02 – A cultura dos imigrantes ajudou
na criação da chamada economia urbano-industrial no Brasil? Justifique sua
resposta.
PRAZO DE ENTREGA As atividades e
suas respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br
até o dia 25/09/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom
organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva. |
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Diversidade Cultural na Sociedade Brasileira
O Brasil é uma nação pluriétnica e multicultural, composta por diversas formas de organização social em diferentes grupos. Podemos observar essa diversidade e suas variações, por exemplo, entre os proprietários de terras, os dirigentes e os representantes políticos, os moradores das favelas nas grandes cidades, a população jovem que cursa o Ensino Médio em escolas públicas. Neste país com indivíduos tão diferentes entre si (pela cor da pele, pela classe social a que se integram, pela região onde moram, pela geração a que pertencem, etc.) existem um racismo difuso e uma discriminação velada, porém efetivos.
Esses sentimentos perpassam as relações sociais, seja no trabalho, seja na escola, e se expressam na intolerância cotidiana e na não aceitação da diferença, seja ela cor de pele, de comportamento, de costumes ou de aparência.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
O texto nos mostra que o Brasil é um país multicultural, composto por diversos grupos sociais diferentes, levando em conta a renda, a cultura, a cor da pele dos indivíduos que formam esses grupos, entre outros elementos. Com base no texto acima e também através de pesquisa na internet, PRODUZA UM TEXTO COM NO MÍNIMO 10 LINHAS, EXPLICANDO COMO AS DIFERENÇAS SOCIAIS PRODUZEM O RACISMO NO BRASIL.
|
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Nós e os outros – A Diversidade Cultural
A diversidade cultural diz respeito às
distintas maneiras segundo as quais sociedades e grupos sociais se organizam
e se relacionam entre si e com a natureza. Vivências em outras sociedades,
leituras variadas, viagens, filmes retratando diferentes costumes podem se
constituir em instrumentos que nos permitem refletir sobre o quanto somos
diferentes ou iguais em relação a outros povos e culturas. Constatada a
coexistência e a convivência de diferentes culturas, cabe à Sociologia não
apenas estudá-las e compará-las de maneira a evidenciar as diferenças nos
modos de vida, mas favorecer a reflexão sobre a própria sociedade, seus
valores e costumes.
Tantas são as
culturas quantos são os povos, os grupos sociais e as etnias existentes. Para
além da diversidade de culturas, porém, as relações entre as diferentes
culturas são marcadas pela desigualdade. Os interesses e as visões de mundo
são distintos, gerando tensões no âmbito das sociedades e certa
hierarquização entre povos e nações decorrentes de disputas de fundo político
e econômico. Essa diferenciação social está explicitada muitas vezes, na
busca por emprego, nos diferentes locais de moradia, na necessidade de povos
se deslocarem ou se abrigaram em acampamentos. Esses são apenas exemplos de
conflitos de interesses que podem implicar a luta por um espaço físico e cultural
com os quais os grupos sociais se identificam culturalmente.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão
responder as seguintes questões:
01 – As diferenças
entre as culturas e as etnias podem levar à criação de desigualdade entre os
povos? Justifique sua resposta.
02 – Defina o
significado de diversidade cultural, conforme
o texto estudado.
PRAZO
DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
11/09/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo
professor até a data prevista, para correção e devolutiva.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES
Os
alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro
didático Sociologia para o Ensino Médio:
O
Relativismo Cultural
Para evitar visões distorcidas e etnocêntricas
sobre o “outro” (aquele que possui uma cultura diferente da nossa), a
Antropologia propõe uma análise sobre aquele que é diferente de nós fundada
no chamado relativismo cultural. Relativizar
culturalmente significa que ao falarmos sobre outros povos e grupos,
precisamos antes nos indagar: como concebemos a sociedade da qual fazemos
parte? Podemos definir outros povos e culturas como primitivos, civilizados
ou não? Quais parâmetros seriam utilizados para tal definição? Até que ponto
uma classificação desse tipo seria adequada?
Cabe refletir e entender que outras sociedades ou
grupos sociais têm concepções e
valores diferentes dos nossos acerca da vida e do mundo, por exemplo –
nem melhores, nem piores. Isto pode ser explicado por inúmeros fatores
inter-relacionados, fruto das diferentes experiências e de uma complexa teia
de relações sociais, criadas historicamente no âmbito de cada cultura.
Após a
leitura do texto acima, os alunos deverão realizar a seguinte atividade:
Com base no texto acima, que nos demonstra o
significado de relativismo cultural e também através de pesquisa na internet,
produza um texto com no mínimo 10
linhas, explicando o que significa RELATIVISMO CULTURAL, na visão da
Sociologia.
PRAZO DE ENTREGA
As atividades e suas
respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br
até o dia 04/09/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom
organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Cultura e Civilização
Em seu livro O Processo Civilizador, o sociólogo
Norbert Elias defende que, mais do que pela “natureza humana”, o ser humano se define por meio da relação
com o outro – ou seja, ele se faz humano e se torna membro da humanidade.
Incompleto e dependente, até no aspecto biológico, ao nascer, o ser humano se
humaniza porque necessita da família e das relações sociais do seu grupo para
se constituir. Ele depende, portanto, de seu contexto cultural e social.
Nesse sentido, é a cultura de uma sociedade que define
os parâmetros do bem e do mal, do justo e do injusto, do licito e do ilícito.
Envolto nessa relação com sua cultura, o indivíduo pode se adaptar, se
sujeitar ou se rebelar. Ainda segundo Elias (sociólogo citado acima), os
ocidentais, por exemplo, nem sempre se comportaram da maneira como fazem hoje:
alguns atributos que consideramos típicos do sujeito “civilizado” resultaram
de lentas transformações por meio das quais suas condutas, comportamentos e
costumes foram sendo criados socialmente.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar
a seguinte atividade:
O texto nos mostra a
definição de cultura na visão do sociólogo Norbert Elias e a influência da
cultura na definição do comportamento dos indivíduos no Ocidente. À partir
desse conteúdo, realize uma pesquisa
na internet e produza um texto com no mínimo 10 linhas explicando o
significado de CULTURA para o citado sociólogo Norbert Elias.
As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
21/08/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom
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PRAZO
DE ENTREGA
As atividades e suas
respostas correspondentes deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br
até o dia 14/08/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom
organizado pelo professor até a data prevista, para correção e devolutiva.
ATIVIDADES
Os
alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto adaptado do livro
didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Cultura e Nosso Cotidiano
O termo cultura foi aplicado em português por
bastante tempo como sinônimo de erudição (grande quantidade de conhecimento),
mas não existe diferença em termos de importância entre a chamada “alta
cultura” e as expressões culturais populares, pois ambas são criadas e
cultivadas pela participação efetiva
do ser humano na sociedade. Foi pensando dessa forma que o antropólogo
britânico Edward Tylor (1832-1917) concebeu cultura como a totalidade
de conhecimento, crença e expressão emocional, à qual se somam as regras
estabelecidas, os hábitos, comportamentos e habilidades adquiridas no
convívio dos membros de uma sociedade.
Os nossos gostos, por
exemplo, não são definidos antes do nascimento; ao contrário, nossos gostos
resultam das relações que
estabelecemos com os outros indivíduos e com o meio social em que vivemos. Eles
são construídos no contínuo processo de interação
social, o qual se dá pela comunicação e pela ação recíproca entre os
indivíduos e os grupos sociais.
Após a
leitura do texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões:
01 – De acordo com o
texto, como são formados nossos gostos pessoais?
02 – Qual é a
definição de cultura criada pelo antropólogo britânico Edward Tylor?
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
PRAZO
DE ENTREGA
As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
07/08/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo
professor até a data prevista, para correção e devolutiva.
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Oque é Cultura?
Geralmente, quando
falamos em cultura, a primeira ideia que nos vêm à mente é algo relacionado
ao teatro, à música, à Literatura, à pintura e a outras áreas das artes. Mas
também são considerados como elementos culturais de grande relevância as
festas tradicionais, as lendas, o folclore e os costumes de um povo. Seu
significado abrange ainda os meios de comunicação de massa, como a televisão,
o rádio, a mídia impressa (jornais), a internet, etc. Cultura, portanto, não
se resume às manifestações artísticas, às tradições, aos hábitos de um povo.
Na Sociologia e na Antropologia, o conceito de cultura também está
relacionado aos conhecimentos, às ideias e às crenças de uma sociedade ou das
diversas sociedades.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão produzir
a seguinte atividade:
Com base no texto
estudado, os alunos deverão produzir um texto com no mínimo 10 linhas,
explicando o significado de Cultura
segundo a Sociologia.
Poderão
utilizar também conteúdos trabalhados nos bimestres anteriores.
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ATIVIDADES
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS – 27/07 À
31/07/2020
- Nessa semana, os
alunos que não realizaram as atividades relativas ao período de 01/06 à
24/07/2020, devem colocá-las em dia, enviando-as para correção e devolutiva
pelo professor. Essas atividades que faltam devem ser enviadas até o dia
29/07/2020 para o devido registro pelo professor, para fechamento de notas do
2. Bimestre.
- Para
os alunos que desenvolveram as atividades propostas e ainda tenham dúvidas em
relação à alguma atividade, terão o direito de refazer essa atividade para
que haja o devido registro pelo professor
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As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
24/07/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo
professor até a data prevista, para correção e devolutiva.
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Família Patriarcal no Brasil
O grupo familiar é
dinâmico e tanto sofre influências do contexto social em que se insere quanto
contribui para promover ou apoiar mudanças no meio. Dessa forma, entende-se
por que a família nem sempre foi como a vivemos hoje. Hoje, ela divide a
função de socialização e de
transmissão de valores e comportamentos com a escola, os meios de
comunicação, as redes sociais e outras instâncias sociais. No período do
Brasil colonial e imperial, por exemplo, a situação era diferente.
No Brasil houve um
tipo de dominação entre colonizadores e indígenas em que a união entre homens
portugueses e mulheres indígenas significou a multiplicação de filhos fora do
casamento. A exploração sexual e do trabalho das mulheres negras pelos
colonizadores também foi uma relação desigual que resultou em inúmeras
relações interétnicas. Os grupos de elite entre colonizadores portugueses
importaram para o Brasil oque chamamos de família patriarcal, um modelo em que a autoridade é do patriarca e
passa apenas a seus filhos homens.
Após a leitura do texto, os alunos deverão realizar a
seguinte atividade:
O texto nos demonstra
o que é a família como instituição social e também que no Brasil se instalou
a chamada família patriarcal, onde
o homem tornou-se a figura central na questão da dominação política.
À
partir desse conteúdo, produza um texto com no mínimo 10 linhas, explicando o
significado da instituição patriarcado.
Para produzir esse texto, os alunos poderão realizar pesquisa na internet
ou em livros.
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ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia 17/07/2020
ou também poderão ser postadas no Google Classroom organizado pelo professor
até a data prevista, para correção e devolutiva.
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
A Família como Instituição Social
As mudanças na família (seu tamanho, seus valores e
os papeis sociais desempenhados por cada indivíduo que a compõe) nos remetem
a outros aspectos da sociedade, como os novos hábitos e estilos de vida, a acelerada urbanização, as mudanças
no mercado de trabalho, a melhoria nos níveis de escolarização, entre outros.
Com essas questões em mente, podemos analisar de forma mais adequada a
instituição família, compreendendo
as transformações pelas quais passou nos últimos tempos.
Uma prática social repetida e aceita por
indivíduos e grupos se torna um padrão
de comportamento, ao menos durante certo período; assim acontece com os grupos
familiares em diversas culturas. Ainda que a família esteja em contínuo
processo de mudanças, ela não é uma organização simples, nem tende a
desaparecer facilmente.
Após a leitura do texto acima, os alunos deverão realizar
a seguinte atividade:
Os alunos deverão
produzir um texto com no mínimo 10 linhas, relacionando o tema família com a definição de padrões de comportamento pelos
indivíduos. Ou seja, deverão explicar qual é a influência da instituição
social família na formação do
comportamento das pessoas na sociedade. Deverão fundamentar-se em conceitos
já trabalhados na disciplina de Sociologia nesse bimestre, tais como
Socialização e Prática dos Papeis Sociais.
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