ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Orientações
para as atividades: -
horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15 - assistir à aula: https://youtu.be/MX9bYa4_6BM e https://youtu.be/6FRk-k9WIK0 - período da atividade: 07/12 à 14/12 - entrega das atividades: 14/12 -
como
entregar: E-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google ClassRoom todas as segundas-feiras. UNIVERSO - ELEMENTOS QUE O
COMPÕEM
1) Sobre os
componentes do Universo, coloque V para as sentenças verdadeiras e F para as
sentenças falsas: ( ) A principal diferença entre um planeta e
um satélite natural é o seu tamanho. ( ) O nome Via Láctea foi dado a nossa
galáxia por a mesma parecer com leite derramado. ( ) Os satélites naturais têm luz própria,
assim como as estrelas e o sol. ( ) O buraco negro é uma região do espaço da
qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade de luz, podem
escapar. A alternativa
que corresponde à ordem das suas respostas é:
(A) V, V, V,
V (B) F, F, F,
F (C) F, V, F,
V (D) V,
V, F, F 2) Complete
a frase: Os planetas rochosos também são chamados
.................................. ou telúricos. São os
.......................... planetas do Sistema Solar, têm
............................ (ou nenhum) satélites e não contém anéis.
Além da Terra, também são planetas rochosos
................................., ...........................................
e .........................................
A alternativa
que corresponde à ordem de suas respostas é:
(A)
Terráqueos, mais importantes, poucos, Éris,
Plutão e Make Make (B)
Terrestres, menores, poucos, Mercúrio, Vênus,
Marte (C)
Jovianos, menores, poucos, Mercúrio, Vênus,
Plutão (D)
Terráqueos, mais importantes, muitos, Éris,
Ceres, Plutão 3) Complete
a frase: Já os planetas .................................., também conhecidos
como planetas gigantes ou ............................., são formados por
.................................. e todos eles têm .................... e
inúmeros .................................. São exemplos desses planetas
.................................., ..................................,
........................... e ........................... A alternativa
que corresponde à ordem de suas respostas é:
(A)
Gasosos, jovianos, gás, anéis, satélites,
Júpiter, Saturno, Urano, Netuno (B)
Gasosos, jovianos, luz, satélites, anéis,
Júpiter, Saturno, Urano, Netuno (C)
Jovianos, gasosos, gás, anéis, satélites,
Júpiter, Saturno, Urano, Plutão (D)
Jovianos, gasosos, luz, satélites, anéis,
Júpiter, Saturno, Urano, Netuno 4) (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto
Gil usa na letra da música “Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz.
O sentido prático, em geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência.
Na Física, um ano luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o
tempo de um ano e que, portanto, se refere a (à) (A)
tempo. (B) aceleração. (C) distância. (D) velocidade. INTERAÇÃO GRAVITACIONAL O que nos
mantém presos à Terra? O que faz com que a Lua não caia sobre nosso planeta?
Por que as coisas caem? Há uma força que puxa para baixo? Quando falamos
em força da gravidade, estamos falando da força que faz com que fiquemos
sobre a Terra em uma constante atração. A intensidade da força gravitacional
varia proporcionalmente com a massa dos corpos, mesmo sem obter um contato
direto. Mas como atua o campo
gravitacional? Um objeto qualquer estando numa região onde existe
um campo gravitacional, curiosamente, cai. Esse fato, amplamente estudado
pelos físicos durante séculos, é interpretado da seguinte forma: a Terra
possui em torno de si um campo gravitacional, fazendo com que os objetos
sejam atraídos em direção a ela. Esse campo preenche todo o espaço ao redor
do planeta e nos mantém sobre ele. Também é ele que mantém a Lua girando em
torno da Terra e segura a atmosfera em nosso planeta. Se não houvesse um
campo gravitacional suficientemente forte, a atmosfera se dispersaria pelo
espaço. Na verdade, todos os objetos possuem campo gravitacional. Podemos
pensar no campo gravitacional como uma parte invisível do objeto, que
preenche todo espaço que o circunda como sugere a figura. Assim como a
Terra, a Lua também tem seu campo gravitacional. Como vemos nos filmes, um
astronauta parece ser mais leve na Lua. Nesses filmes, percebemos que, com um
simples impulso, o astronauta caminha na superfície lunar como um canguru.
Isto acontece porque o campo gravitacional da Lua é menor do que o da Terra.
A massa do astronauta, entretanto não muda quando ele está na Lua, o que se modifica é o seu peso. A fórmula P = m.g é uma forma matemática que expressa: P a força de interação graças à existência desse corpo; m é a massa do corpo; o g o campo gravitacional, que na superfície da Terra tem a intensidade média de 9,8 N/kg (newtons por quilograma). Isso significa que um objeto de 1 kg sofre uma força de atração igual a 9,8 N por parte do planeta. Na Lua, onde o campo gravitacional é de apenas 1,6 N/kg, a força é bem menor. Abaixo, você
encontra uma tabela onde estão especificados os campos gravitacionais dos
planetas de nosso Sistema Solar. Planeta Gravidade m/s2 Mercúrio
3,7
1.
Com as informações da tabela, responda à
questão abaixo: Qual o peso de
um homem de 70 kg em cada um dos planetas do sistema solar? Dica: P = m.g 2.
(ENEM)
Um piloto testa um carro em uma reta longa de um autódromo. A
posição do carro nessa reta, em função do tempo, está representada no
gráfico. Os pontos em
que a velocidade do carro é menor e maior são, respectivamente, a) K e M.
b)
N e K. c)
M e L. d)
N e L. e)
N e M. Interação gravitacional –
continuação
A queda de
um celular causa grande dor de cabeça aos jovens nos dias de hoje. Muitas
vezes, o mesmo modelo de um celular, cai no chão e quebra e, em outras vezes,
não quebra. Para sabermos a chance desse celular quebrar ou não, é preciso
saber a velocidade final com que ele atinge o solo. Para isso, utilizamos a
seguinte fórmula: Leia as questões
e responda em seu caderno: 1)
Se não fosse a resistência do ar, um corpo
abandonado de uma altura de 45 metros atingiria que velocidade? E se este
lançamento fosse feito na Lua que tem um campo gravitacional de 1,6 m/𝑠2? 2)
Um vidro de perfume caiu de um balcão de 1,25
metros de altura. Na Terra, qual seria o tempo de queda? E se a mesma queda
ocorresse num local com um campo gravitacional igual a 2,5 m/𝑠2, qual seria
o tempo de queda? 3)
Ao pousar em Vênus, o tripulante da nave
espacial “BigBig” deixou cair sua arma desintegradora de sua cintura. Sabendo
que do chão até a cintura, o tripulante tem 5 metros, em quanto tempo a arma
chegou ao chão? 4)
(ENEM)
Dois veículos que trafegam com velocidade constante em uma estrada, na mesma
direção e sentido, devem manter entre si uma distância mínima. Isso porque o
movimento de um veículo, até que ele pare totalmente, ocorre em duas etapas,
a partir do momento em que o motorista detecta um problema que exige uma
freada brusca. A primeira etapa é associada à distância que o veículo
percorre entre o intervalo de tempo da detecção do problema e o acionamento
dos freios. Já a segunda se relaciona com a distância que o automóvel
percorre enquanto os freios agem com desaceleração constante. Considerando a
situação descrita, qual esboço gráfico representa a velocidade do automóvel
em relação à distância percorrida até parar totalmente?
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
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ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
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ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
terça-feira às 15:30 – 16:15 - assistir à aula: https://youtu.be/MX9bYa4_6BM - período da atividade: 26/10 à 02/11 - entrega das atividades: 02/11 - como entregar: E-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. UNIVERSO - ELEMENTOS QUE O COMPÕEM
Continuação atividade 5 LEIA O TEXTO ABAIXO PARA RESPONDER À PRÓXIMA QUESTÃO: Em 1930, o astrônomo americano Clyde Tombaugh descobriu um corpo no
céu e, estudando sua órbita, verificou que era mais afastado que Netuno.
“Nasceu” Plutão, o nono planeta. Mas nem todos concordavam com isso. Assim
começou um grande debate astronômico: de um lado, os que diziam que Plutão
era um planeta. Do outro, os que afirmavam o contrário. A turma do “Plutão é
um planeta” chegou a cogitar que ele era maior que nosso planeta, a Terra e,
por ter um satélite natural em sua órbita, era um planeta sim. Já a turma do
contra, batia o pé que sua órbita era muito achatada e inclinada em
comparação aos demais planetas, além de ser muito pequeno (menor até que a
nossa Lua) e pouco massivo. Mas como não havíamos encontrado nenhum outro
objeto astronômico pós Netuno, Plutão seguiu considerado um planeta. Acontece
que, com a construção de novos e avançados telescópios, foram descobertos
muitos outros objetos transnetunianos, quase do mesmo tamanho de Plutão,
inclusive. Foi quando descobrimos Eris, planeta maior que Plutão. Então, isso
significava que teríamos o décimo planeta. E v445567oltou todo aquele debate
novamente... Foi então que, em 2006, em uma reunião da União Internacional da
Astronomia teve a votação histórica em que decidiram: Plutão não é um planeta!
Plutão juntamente com Eris e Ceres foram denominados planetas-anões, pois são
leves e pequenos demais. 4) As características de um planeta anão são: (A) Pouca massa e órbita achatada (B) Pouca massa e sem satélites (C) Pouca massa e grandes (D) Pouca massa e pesa 6) (ENEM 2002) Nas discussões sobre a existência de vida fora
da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há
ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade
de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água
líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados
na tabela. Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores
abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida em Marte é sua:t (A) grande distância ao Sol. (B) massa pequena. (C) aceleração da gravidade pequena. (D) temperatura média SNtcmuito baixa. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
terça-feira às 15:30 – 16:15 - assistir à aula: https://youtu.be/MX9bYa4_6BM - período da atividade: 19/10 à 26/10 - entrega das atividades: 26/10 - como entregar: E-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. UNIVERSO - ELEMENTOS QUE O COMPÕEM
Atividade 5 1) Sobre os componentes do Universo, coloque V para as sentenças
verdadeiras e F para as sentenças falsas: ( ) A principal diferença
entre um planeta e um satélite natural é o seu tamanho. ( ) O nome Via Láctea foi dado
a nossa galáxia por a mesma parecer com leite derramado. ( ) Os satélites naturais têm
luz própria, assim como as estrelas e o sol. ( ) O buraco negro é uma
região do espaço da qual nada, nem mesmo objetos que se movam na velocidade
de luz, podem escapar. A alternativa que corresponde à ordem das suas respostas é: (A) V, V, V, V (B) F, F, F, F (C) F, V, F, V (D) V, V, F, F
2) Complete a frase: Os planetas rochosos também são chamados
.................................. ou telúricos. São os
.......................... planetas do Sistema Solar, têm
............................ (ou nenhum) satélites e não contém anéis. Além
da Terra, também são planetas rochosos .................................,
........................................... e
......................................... A alternativa que corresponde à ordem de suas respostas é: (A) Terráqueos, mais importantes, poucos, Éris, Plutão e Make Make (B) Terrestres, menores, poucos, Mercúrio, Vênus, Marte (C) Jovianos, menores, poucos, Mercúrio, Vênus, Plutão (D) Terráqueos, mais importantes, muitos, Éris, Ceres, Plutão 3) Complete a frase: Já os planetas
.................................., também conhecidos como planetas gigantes
ou ............................., são formados por
.................................. e todos eles têm .................... e
inúmeros .................................. São exemplos desses planetas
.................................., ..................................,
........................... e ........................... A alternativa que corresponde à ordem de suas respostas é: (A) Gasosos, jovianos, gás, anéis, satélites, Júpiter, Saturno,
Urano, Netuno (B) Gasosos, jovianos, luz, satélites, anéis, Júpiter, Saturno,
Urano, Netuno (C) Jovianos, gasosos, gás, anéis, satélites, Júpiter, Saturno,
Urano, Plutão (D) Jovianos, gasosos, luz, satélites, anéis, Júpiter, Saturno,
Urano, Netuno 4) (ENEM 2001 - adaptado) Gilberto Gil usa na letra da música
“Seu Olhar”, de 1984, a palavra composta anos-luz. O sentido prático, em
geral, não é obrigatoriamente o mesmo que na ciência. Na Física, um ano luz é
uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que,
portanto, se refere a (à) (A) tempo. (B) aceleração. (C) distância. (D) velocidade. |
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
Orientações para as atividades: - horário da aula CM:
terça-feira às 15:30 – 16:15 - assistir às aulas: https://youtu.be/XY-IuAs0gxM e https://youtu.be/6FRk-k9WIK0 - período da atividade: 13/10 à 19/10 - entrega das atividades: 19/10 - como entregar: E-mail,
WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades serão enviadas para
o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as segundas-feiras. Atividades de revisão:
Questão 1 Qual é a velocidade escalar média, em km/h, de uma pessoa que
percorre a pé, 1200 m em 20 min? a) 4,8 b) 3,6 c) 2,7 d) 2,1 e) 1,2 Questão 2 Alonso decidiu passear pelas
cidades próximas da região onde mora. Para conhecer os locais, ele gastou 2
horas percorrendo uma distância de 120 km. Que velocidade Alonso estava em
seu passeio? a) 70 km/h
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ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
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Orientações
para as atividades: - horário da aula CM:
terça-feira às 15:30 – 16:15 - assistir às aulas:
https://youtu.be/CZ4yOdIOX-4 e https://youtu.be/XY-IuAs0gxM - período da
atividade: 21/09 à 28/09 - entrega das
atividades: 28/09
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom. As atividades
serão enviadas para o Blog da escola e para o Google ClassRoom todas as
segundas-feiras. Atividades:
(Continuação das
questões de semana passada 1-4) 5) Quais os planetas anões (ou planetoides) conhecidos? Se
você fosse incluí-los no modelo de Sistema Solar proposto na atividade 2,
qual deveria ser o diâmetro de cada bolinha para representá-los? 6) O que significa “período orbital”? Você percebe alguma
relação entre período orbital e a distância entre o planeta e o Sol? 7) Apesar de representar 99,85% do nosso sistema, o Sol é
considerado uma estrela anã. Por quê? Cite, pelo menos, duas estrelas maiores
que o Sol. Exercício
complementar Uma empresa de transporte precisa efetuar a entrega de uma
encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o
trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto
apresenta dois trechos de distâncias diferentes e velocidades máximas
permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de
80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo
comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h. Supondo que
as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande
continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo necessário,
em horas, para a realização da entrega? a.
0,7
b. 1,4 c. 1,5 d. 2,0 e. 3,0 |
Orientações para as atividades:
- horário da aula CM: terça-feira às 15:30 – 16:15
- período da atividade: 14/09 à 21/09
- entrega das atividades: 21/09
- como entregar: e-mail, WhatsApp e Google ClassRoom.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividade 3
Sistema Solar
O Sistema Solar é composto por oito planetas, conforme se considera hoje em dia, além de planetas anões e corpos celestes, como asteroides, meteoros, cometas e satélites.
O Sistema Solar, localizado na galáxia Via Láctea, consiste no conjunto de planetas, planetas anões e diversos outros astros do Universo, como asteroides, meteoros, cometas, satélites, entre outros. O Sol é a estrela central desse sistema, exercendo intenso domínio gravitacional sobre os demais corpos celestes.
Origem
O Sistema Solar formou-se há cerca de 4,7 bilhões de anos. Contudo, sua origem ainda é questionada, visto que não há uma teoria que satisfaça inteiramente todas as questões que perpassam a formação do Sol e dos planetas. Entretanto, atualmente, há uma teoria mais aceita entre a comunidade científica e astronômica: a teoria da nebulosa solar. Essa teoria foi formulada inicialmente por René Descartes no ano de 1644, sendo reformulada por Immanuel Kant em 1775 e, depois, por Pierre-Simon de Laplace em 1796. A teoria formulada por Laplace supunha hipoteticamente que o Sol formou-se a partir da rotação de uma nuvem que ao se contrair com influência da gravidade, aumentou sua velocidade entrando, então, em colapso. Assim, o sol formou-se devido à concentração central da nebulosa e os planetas formaram-se a partir dos remanescentes da nuvem molecular em colapso.
Essa teoria foi aperfeiçoada, continuando baseada no fato de o Sol e os planetas terem sido formados quase simultaneamente. Para a teoria, o Sol teve sua formação no centro da nebulosa. Os planetas que se formaram nas regiões mais externas, onde a temperatura é menor e as substâncias voláteis, condensaram-se. Já os planetas formados em regiões mais internas, onde a temperatura é maior e as substâncias mais voláteis, perderam-se. Essa circunstância explica a classificação dos planetas em gasosos e rochosos.
Quantos planetas existem no Sistema Solar?
Atualmente, o Sistema Solar é oficialmente constituído por oito planetas e cinco planetas anões.
Leia a matéria completa em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/sistema-solar.htm
Para complementar, além da matéria “Sistema Solar”, veja o vídeo “Você Sabia?” https://www.youtube.com/watch?v=zLFvrurSef8
VOCÊ APRENDEU?
Leia a matéria “Sistema Solar” e depois responda.
1) Quais as características dos planetas telúricos (rochosos) e jovianos (gasosos)?
2) Quais tipos de planetas são mais densos: os telúricos ou os jovianos? Por que você imagina que há essa diferença?
3) Todos os planetas do Sistema Solar possuem satélites? Explique.
4) Que outros corpos do Sistema Solar, além dos planetas, orbitam o Sol? Cite-os e descreva dois deles.
Exercício complementar:
68 (Enem 2012 - Primeiro Dia) A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verifiquemos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra.
Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?
a. A maior velocidade orbital da Terra faz com que, em certas épocas, ela ultrapasse Marte.
b. A presença de outras estrelas faz com que sua trajetória seja desviada por meio da atração gravitacional.
c. A órbita de Marte, em torno do Sol, possui uma forma elíptica mais acentuada que a dos demais planetas.
d. A atração gravitacional entre a Terra e Marte faz com que este planeta apresente uma órbita irregular em torno do Sol.
e. A proximidade de Marte com Júpiter, em algumas épocas do ano, faz com que a atração gravitacional de Júpiter interfira em seu movimento.
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Orientações
para as atividades:
- horário da aula CM:
terça-feira às 15:30 – 16:15
- assistir à aula:
https://youtu.be/LbC-LQR9gEk
- período da
atividade: 08/09 à 14/09
- entrega das
atividades: 14/09
- como entregar:
e-mail, WhatsApp e Google Class Room.
As atividades serão enviadas para o Blog da escola e para o
Google Class Room todas as segundas-feiras.
Atividades:
3º bimestre
TEMA 1 – UNIVERSO - ELEMENTOS QUE O COMPÕEM
Com base nas explicações do professor do Centro de Mídias
e com seus estudos, responda:
1.
Qual a principal diferença entre um planeta e um
satélite natural?
2.
Todos os corpos que orbitam o Sol são planetas?
Explique.
3.
Que outros corpos do espaço podem ser considerados
similares ao Sol? Por quê?
4.
O que é uma galáxia? Tem algo a ver com constelação?
VAMOS PESQUISAR:
Para as próximas atividades, precisaremos de algumas
informações importantes sobre o Sistema Solar. Para isso, pesquise, na
internet ou em livros, e preencha a tabela a seguir:
PLANETA DIÂMETRO DISTÂNCIA DO SOL PERÍODO DA ÓRBITA
(km)
(milhões de km) (em
relação à Terra)
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Orientações para as
atividades:
- horário da
aula CM: terça-feira às 15:30 –
16:15
- assistir à aula: https://youtu.be/7n8fW6E1Vik
- período da atividade: 10/08 à 17/08
- entrega das atividades: 17/08
- como entregar: e-mail, WhatsApp e
Google Class Room.
As atividades
serão enviadas para o Blog da escola e para o Google Class Room todas as segundas-feiras.
1. Responda
às questões:
a. Quais são as vantagens da ampliação da força
humana proporcionada por máquinas, equipamentos e veículos, e os problemas
causados por ela? Por exemplo, as usinas hidrelétricas: por um lado,
abastecem grandes regiões do país com energia elétrica; por outro, provocam
problemas de ordem social e ambiental, como desmatamento, assoreamento e
poluição, ou seja, degradação do meio ambiente.
b. Quais são as conquistas do ser humano que
foram possíveis graças às máquinas? Por exemplo, mineração, carros, navios,
usinas hidrelétricas trazem vantagens para a humanidade, mas também muitos
problemas advindos dessas conquistas.
c. Quais são as vantagens e desvantagens da
substituição do trabalho humano pelo trabalho mecânico das máquinas e dos
robôs? Por exemplo, as linhas de montagens das grandes indústrias ou nos
campos, que utilizam máquinas automatizadas.
2. Identifique
as forças existentes nas cenas abaixo. Aponte as que realizam trabalho e as
que não realizam.
Para entender melhor:
Antigamente, o principal meio
de transporte urbano em São Paulo era o bonde a “burro”. Todo trabalho
de transportar pessoas e cargas era feito através dos esforços dos animais.
Em 1900, chega ao Brasil a companhia responsável pela distribuição de energia
elétrica e implantação do bonde elétrico.
Como podemos ver, a ideia de
trabalho não está relacionada apenas a uma atividade humana. Animais e
máquinas também realizam trabalho, substituindo as atividades humanas. Quanto
maior a distância percorrida e a força aplicada, maior é o trabalho
realizado, sendo expresso:
T = F x d
Atualmente,
utilizam-se muitos métodos para ampliar a força através de equipamentos e
diminuir a força humana, porém sem diminuir a produção.
CÓDIGO
GOOGLE CLASS ROOM 1º A: 5ddtms4
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