ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
PRAZO
DE ENTREGA 17/12/20
Páginas 94 à 96 do Caderno do aluno 4º Bimestre em folha à parte
entregue no Classroom ou PV do professor
PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
PRAZO
DE ENTREGA 14/12/20
VAMOS PENSAR?
Será que tenho
atividades em atraso? Rever e
aprofundar temas do 4ºBimestre. Caso tenha
atividades em atraso, entregar via Classroom PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
PRAZO
DE ENTREGA 05/12/20
VAMOS PENSAR?
1) Será que devemos aenas contemplar o desfile dos
sistemas filosóficos, admirando-os de
fora , como se fôssemos turistas apreciando monumentos urbanos? 2) Será que uma ideia filosófica mais recente na ula
todas as anteriores? (se for pesquisar na Internet, aponte
suas referências, evite: BRAINLY E WIKIPEDIA nessas fontes).
PLANTÃO DE DÚVIDAS
NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
PRAZO
DE ENTREGA
27/11/20
ATIVIDADES
Responda
às seguintes questões:
1)
Em sua Concepção, os mitos são mentiras? 2)
Você acredita na Ciência? Por quê? 3)
Qual o papel social da Religiosidade? PLANTÃO DE DÚVIDAS
NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
PRAZO
DE ENTREGA 13/11/20
ATIVIDADES
Responda
às seguintes questões:
1)
O espanto é um ato de Admiração ou
Naturalidade?
2)
Aristóteles , em sua obra A Metafísica, tem na
Filosofia “uma mola propulsora- a admiração”. Podemos concordar com ele ? A
Filosofia, não tem ,então, “um olhar crítico”? Justifique-se PLANTÃO DE DÚVIDAS
NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
ATIVIDADES
Pesquisar e apontar o conceito de Cidadania, sua relação com a Democracia , a participação popular . Responda :Ser cidadão atualmente é ser democrático u conservador? É possível ser democrático sem necessariamente, ser cidadão? PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
ATIVIDADES
Pesquisar e apontar o conceito de Cidadania, sua relação com a
Democracia , a participação popular . Responda: 1) Qual a relaçã entre Democracia e Cidadania? 2) Como a filosofia atua nas questões relativas à cidadania
atualmente?
PLANTÃO DE DÚVIDAS
NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
ATIVIDADES
Pesquisar e Identificar os conceitos de
Democracia na Grécia Antiga (principalmente em Aristóteles e Platão), apontando
suas semelhanças e diferenças àquilo que hoje conhecemos por Democracia.
Apontar Fonte de Pesquisa . EVITE:
Sites: Braynly.com e Wikipedia em suas pesquisas. PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR. |
ATIVIDADES DA SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
Leitura e Análise deTextos, resposta às Atividades 7 e 8 pág 73 Caderno do Aluno 3º Bimestre. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br |
ATIVIDADES DA
SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
ATIVIDADES
Os alunos deverão realizar a leitura do seguinte texto
adaptado do livro didático Sociologia para o Ensino Médio:
Ideologia e
Cultura Muitas manifestações culturais
são expressões de ideologia, um conceito importante e polêmico. Ele
expressa um fenômeno que ocorre no plano das ideias e pensamentos sobre a
realidade material. A palavra ideologia tem
muitos sentidos e foi criada, em 1801, pelo filósofo francês Destutt de Tracy
(1754-1836), que a empregou como ciência das ideias (fatos da consciência). Ideologia
também pode designar uma doutrina, um conjunto de ideias que influencia
grupos sociais, legitimando formas de ação: doutrinas econômicas, políticas,
filosóficas, etc. Em meados do século XIX, Marx e
Engels (teóricos importantes dentro da Sociologia) deram ao termo ideologia,
sua concepção política. Presente no cotidiano, a ideologia justifica
as posições que assumimos e nos dá sua visão das relações sociais. Ela se
manifesta nas representações sociais, em palavras, sentimentos e condutas que
se cristalizam nas crenças, nas religiões, na filosofia, no direito, na
política, etc.
Após a leitura do
texto acima, os alunos deverão responder as seguintes questões: 01 – Conforme o texto estudado, o termo ideologia foi
criado em qual época e por qual autor? 02 –
Qual é a definição de ideologia que o presente texto nos apresenta? PRAZO
DE ENTREGA As atividades e suas respostas correspondentes
deverão ser enviados para o e-mail jcbastianik@yahoo.com.br até o dia
15/10/2020 ou também poderão ser postadas no Google Classroom |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Leia excerto (pequeno texto) da página 71 do
Caderno do Aluno Vol 3 , sobre a obra “O espírito daS Leis “(Montesquieu) e
responda às seguintes questões : 1) Onde encontramos da Liberdade
Política?Justifique-se 2) Onde estão a Liberdade
e a Cidadania numa sociedade onde existam Leis? 3)
Explique por quê Montesquieu afirma que : “... todo homem ou grupo que possui
poder tende a abusar dele até encontrar limite...” ? OBS: O trabalho
deve ser entregue no Classroom. PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM
(CHAT ) E WATS PARTICULAR. E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
ATIVIDADES
Leitura,
análise e Produção de texto individual com a resposta às questões do Caderno
do Aluno 3º Bimestre e , pesquisa sobre o Regime de Governo Socialista
pensado por K Marx, respondendo à seguinte questão: O SOCIALISMO COMO REG|IME
DE ESTADO É APROPRIADO AO BRASIL? Justifique sua resposta!
OBS: Aponte
suas fontes de pesquisa e evite sotes como: Brainly e WikipediaOBS: O trabalho
deve ser entregue no Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM
(CHAT ) E WATS PARTICULAR.
E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 08/09 ATÉ 11/09
ATIVIDADE
Leitura, análise e Produção de texto
individual à partir de colocações do
Caderno do Aluno 3º Bimestre , pesquisa na Internet sobre: Socialismo,
Anarquismo e Liberalismo, apontando as FONTES DE PESQUISA e, quais Filósofos
trabalham com os temas de forma específica.
EVITAR:
Sites. Brainly, Wikipedia.
OBS: O trabalho deve ser entregue no Classroom.
PLANTÃO
DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS
PARTICULAR.
E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
ATIVIDADES
Leitura, análise e Produção de texto individual com a resposta à
seguinte questão: É possível a Política e o Estado sobrebviverem em
harmonia?Caderno do Aluno 3º Bimestre , pesquisa na Internet sobre a Política
e o Estado em Platão e Aristóteles.
●
Lembrando :
Apontar fonte de pesquisa no final do texto e, EVITAR: Brainly e Wikipedia
como fontes referenciais.
OBS: O trabalho deve ser entregue no
Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS
NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR.
E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
Leitura, análise e Produção de
texto individual ( RESENHA ) do Livro
“O ESPÍRITO DAS LEIS ” FiLÓSOFO MONTESQUIEU. Pesquisa Da Biografia de
CHARLES LOUIS DE MONTSQUIEU . Tanto a Pesquisa, quanto a resenha, devem ser
apresentados no Classroom, com as devidas fontes de Pesquisa. Sites : WWW.todaFilosofia. Co.br, WWW.Wikipedia.com.br; WWW.Editora Abril.com.br/
Coleção Pensadores/Montesquieu. OBS: EVITAR BRAINLY COMO FONTE DE PESQUISA.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 10/08 ATÉ 17/08
Leitura, análise e Produção de
texto individual com a resposta às questões do Caderno do Aluno 3º Bimestre.
O texto deve ter no mínimo 25 linhas e expressar o Entendimento do que é
Estado e, por quê Platão atribui ao Filósofo o trabalho da Política?
OBS: O trabalho deve ser entregue no Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR.
E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
Leitura, análise e Produção de texto individual com a resposta
às questões da página 87 do Caderno do Aluno 2º Bimestre , elaborando um
texto com 25 linhas, respondendo à seguinte questão: O trabalho científico é
limitado ou não pelas Ideologias não científicas?
OBS: O trabalho deve ser entregue no Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM
(CHAT ) E WATS PARTICULAR.
E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
Leitura,
análise e Produção de texto individual com a resposta às questões acima
citadas sobre Alteridade, presentes no Caderno
do Aluno 2º Bimestre
OBS: O trabalho
deve ser entregue no Classroom.
PLANTÃO
DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS
PARTICULAR.
E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 20/07 ATÉ 24/07
28/07/20OBS: O trabalho deve ser entregue no Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR.
E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
ATIVIDADES
Tendo por base a aula do CMSP de 16/07/20, responda às seguintes questões: 1) Quem governa sua vida: Seus Impulsos ou suas Ideias? Seu corpo ou seu Pensamento?
2) O que você percebe com natural no ser Humano?
Em continuidade às respostas anteriores, pontue: 1) O que é “Viver conforme a natureza”? Dica: Música de Gonzaguinha “Viver e não ter a vergonha de ser Feliz!”
2) Em que situações do nosso Dia –a- dia somos lembrados da nossa condição animal próxima à dos demais animais?
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 13/07 ATÉ 17/07
A partir de sua Referência de
vida e da definição de Alteridade que já pesquisou , responda às seguintes
questões :
1) Eu sou sempre o (a) mesmo (a) ou o que eu sou hoje é outro em
relação ao que eu fui antes?
2) O que o outro faz (em
termos religiosos, políticos, artísticos etc.) que me incomoda?.
3) Como viver com o outro?
OBS: O trabalho deve ser
entregue no Classroom.
PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM
(CHAT ) E WATS PARTICULAR.
E-MAIL: sidnilson@professor.educacao.sp.gov.br
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 06/07 ATÉ 10/07
PRAZO DE ENTREGA
13/07/20
Através de contato direto via wats para
sanar dúvidas e devolutiva de produção DA PESQUISA.
PLANTÃO DE DÚVIDAS NOS DIAS DE AULA DAS
SALAS NO GOOGLE CLASSROOM (CHAT ) E WATS PARTICULAR.
ATIVIDADE
Realizar Pesquisa em Dicionários ou sites da Internet dos termos:
Etnocentrismo, Eurocentrismo, Xenofobia e, em folha à parte, encaminhar para
o professor. Após a devida pesquisa, apontar a FONTE ONDE PESQUISOU. EVITAR
SITES: BRAINLY E WIKIPEDIA NAS PESQUISAS.
|
ATIVIDADES
Pesquisa e anotação do
significado do tema Alteridade, resposta à questões propostas na pag 85 sobre
as situações em que vivemos a alteridade e a exercitamos . Deve haver limites
para a alteridade? A pesquisa deve ser anotada em caderno de classe e as
respstas, devem estar em folha à parte para recolhimento na volta às aulas
presenciais.
Sites de Pesquisa que
podem ser evitados: Brainly e Wikipedia.
Sites Indicados:
Significados.com, toda filosofia.com, dicionário filosófico.com.br e eoutros
E-MAIL: sidromi.minholi717@gmail.com
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 22/06 ATÉ 26/06
ATIVIDADE
Previstas
na pág 81 e 82 Caderno do aluno vol 2 resposta à questão proposta na pág 82 e
apontamento de fnte de pesquisa
|