ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
COMO ENTRAR
EM CONTATO COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem. Classroom: Qualquer horário, as mensagens
postadas serão respondidas. E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Mais demorado
para resposta.
Semana
de estudos intensivos. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Atividade referente à Semana 07/12 (4° Bimestre) Data de Entrega: 18/12/2020 Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom,
deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.
Link – Ref. Sem. 07/12: https://forms.gle/i45AFzwKqXpnrnZo9 Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre): Link – Ref. Sem. 30/11: https://forms.gle/M2Dq932mo1bjK9eLA Link – Ref. Sem. 23/11: https://forms.gle/7UNTMYtmGFtBBwRb9 Link – Ref. Sem. 16/11: AAP Link – Ref. Sem. 09/11: https://forms.gle/t5xcCwRuThzvT4g1A Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8 Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9 Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8 Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6
Lista de quem JÁ
entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial
- http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre) Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)
*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por
isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do Classroom 1° Colegial A:
znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B:
z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e
facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO
ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp
(14 9 9624-7663): Período da tarde Skype:
Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a
mensagem. Classroom:
Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail
(andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br):
Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse
recurso. Atividade Olá
Pessoal, tudo bem? Galerinha, estamos próximos do fim do ano letivo e
consequentemente próximos das férias, sendo assim peço que se esforcem mais
um pouco para conseguirmos fechar o ano com tudo. Deste modo, para essa
semana faremos uma atividade curta, para que vocês consigam realizar todas as
atividades dos professores. É válido lembrar que a atividade dessa semana é
referente ao 4° bimestre, estando no caderno do aluno volume 4. Pesquise: 1
– O que são Vacinas? E como atuam? 2
– Qual é a diferença entre Soro e Vacina? 3
– Existe alguma relação entre os programas de vacinação e a melhoria da
qualidade de vida a população, se sim, quais? 4
– O que é, e qual a importância do Saneamento básico? |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Atividade referente a Semana 30/11 (4° Bimestre) Data de Entrega: 11/12/2020 Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom,
deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.
Link – Ref. Sem. 30/11: https://forms.gle/M2Dq932mo1bjK9eLA Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre): Link – Ref. Sem. 23/11: https://forms.gle/7UNTMYtmGFtBBwRb9 Link – Ref. Sem. 16/11: AAP Link – Ref. Sem. 09/11: https://forms.gle/t5xcCwRuThzvT4g1A Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8 Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9 Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8 Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6
Lista de quem JÁ
entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial
- http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre) Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)
*Lembrando que é uma planilha com várias abas, por
isso, o site pode abrir em uma aba diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do Classroom 1° Colegial A:
znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B:
z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e
facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO
ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp
(14 9 9624-7663): Período da tarde Skype:
Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a
mensagem. Classroom:
Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail
(andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br):
Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse
recurso. Atividade Olá
pessoal, tudo bem? Espero que sim e que vocês estejam se cuidado. Pessoal a
atividade dessa semana é referente ao 3° bimestre que trabalhamos conteúdos
referentes a qualidade de vida da população Humana quando discutimos assuntos
sobre a Saúde individual e coletiva a Sexualidade, Gravidez na adolescência e
doenças sexualmente transmitidas. Todos esses conteúdos disponíveis no
Caderno do Aluno volume 3 (3° Bimestre). Deste
modo, nessa semana, iremos trabalhar algumas questões que retomam nesses
conteúdos. -
O que podemos considerar como doença? -
O que são doenças sexualmente transmissíveis? -
Quais medidas podemos tomar para evitar uma gravidez não planejada? -
O que seria a saúde pessoal e coletiva? Podemos fazer um paralelo com o
aumento dos casos do COVID-19 nessas últimas semanas?
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Atividade referente a Semana 23/11 (4° Bimestre) Data de Entrega: 04/12/2020 Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom,
deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.
Link – Ref. Sem. 23/11: https://forms.gle/7UNTMYtmGFtBBwRb9 Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre): Link – Ref. Sem. 16/11: AAP Link – Ref. Sem. 09/11: https://forms.gle/t5xcCwRuThzvT4g1A Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8 Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9 Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8 Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6
Lista de quem JÁ
entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial
- http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre) Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)
*Lembrando que é uma
planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da
sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do Classroom 1° Colegial A:
znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B:
z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e
facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO
ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp
(14 9 9624-7663): Período da tarde Skype:
Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a
mensagem. Classroom:
Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail
(andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br):
Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse
recurso. Atividade Olá
alunos, vamos dar continuidade as nossas atividades após a semana da AAP.
Como ainda temos alunos que não terminarem a AAP, deste modo nessa semana vou
passar uma atividade simples, mas, contudo, irá exigir de vocês concentração
para recordar o que já estudamos no 2° bimestre. Deste
modo, a atividade da semana 23/11 será um texto livre (resumo) e curto sobre
o que foi trabalhado no 2 bi. Você poderá usar o Caderno do Aluno como fonte
de pesquisa e as aulas postadas no Youtube como guia de elaboração desse texto.
Peço também que coloque os tópicos que hoje você percebe que não ficou bem
explicado e ou não ficou compreendido.
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Atividade referente a Semana 09/11 (4° Bimestre) Data de Entrega: 20/11/2020 Atenção alunos, essa atividade está no FORMS e Classroom,
deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link. Link – Ref. Sem. 09/11: https://forms.gle/t5xcCwRuThzvT4g1A Atividade das semanas Passadas (4º Bimestre): Link – Ref. Sem. 03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8 Link – Ref. Sem. 26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9 Link – Ref. Sem. 19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8 Link – Ref. Sem. 12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6
Lista de quem JÁ
entregou atividade!!! Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial
- http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre) Biologia 1º Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)
*Lembrando que é uma
planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba diferente da
sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do Classroom 1° Colegial A:
znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B:
z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em conjunto o Centro de mídias e o Classroom e
facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO
ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp
(14 9 9624-7663): Período da tarde Skype:
Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a
mensagem. Classroom:
Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail
(andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br):
Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse
recurso. Atividade Olá
Pessoal, tudo bem? Espero que todos estejam bem e se cuidando. A
partir dessa semana vamos parar um pouco o Caderno do Aluno do 4° bimestre e
voltar a utilizar o Caderno do aluno dos bimestres anteriores. Essa é uma
medida que a secretaria da educação está tomando para prepará-los melhor para
o próximo ano. Deste
modo a atividade dessa semana e as próximas serão referentes aos cadernos do
aluno passados, hoje iremos iniciar com o Caderno do Aluno referente ao 1°
bimestre (Vol. 1) para fazermos uma grande revisão. Sendo assim, bora
começar! Pessoal
na revisão dessa semana e das próximas gravarei uma aula com todo o conteúdo.
Tentarei entregar essa aula o mais rápido possível. Vamos
refletir sobre essas questões: 1. Quando
estudamos as relações ecológicas, podemos detectar um fluxo energético. Esse
fluxo é unidirecional ou bidirecional? Por quê? 2. O
que são as cadeias e teias alimentares? 3. Qual
é o significado das setas nas cadeias e teias alimentares? 4. O
que é o comensalismo? 5. Qual
a atuação da fotossíntese nos níveis tróficos e na redução do efeito estufa? 6. O
que é o nicho ecológico? 7. E
de que maneira o Ser Humano impacta os ecossistemas? |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
1° Colegial – Biologia Atividade referente
a Semana 03/11 (4° Bimestre) Data de
Entrega: 13/11/2020 Atenção alunos,
essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no
caderno. Só acessar o link. Link – Ref. Sem.
03/11: https://forms.gle/MWkz9R7UBUXhpGKv8 Atividade das
semanas Passadas (4º Bimestre): Link – Ref. Sem.
26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9 Link – Ref. Sem.
19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8 Link – Ref. Sem.
12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6
Lista de quem JÁ entregou atividade!!!
Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre) Biologia 1º
Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)
*Lembrando
que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba
diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do
Classroom 1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em
conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663):
Período da tarde Skype: Alunos da
eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem. Classroom: Qualquer
horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por
favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso. Atividade Olá pessoal, a atividade dessa semana é
continuidade da semana passada. Assim vamos continuar com o tema Saúde
individual e Coletiva. Nessa semana faremos as atividades do caderno do aluno
vol. 04 (quarto bimestre), página 44. Para essa atividade você poderá
consultar sites da internet como Wikipédia, também poderá assistir a vídeos
no YouTube e perguntar as dúvidas para o professor pelo WhatsApp além da aula
que possivelmente gravarei para vocês. - Ser saudável ou ter
saúde é necessariamente uma característica individual? Ou dependemos de
outras pessoas para nos manter saudáveis? - Ter acesso a saúde é
um direito? - O sistema único de
saúde (SUS) está associado a constituição? Deve ser mantido? - O que podemos tirar
de aprendizado da pandemia em relação ao SUS? Ele é dispensável? Poderá um
dia ser privatizado? |
ATIVIDADES DA
SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
1° Colegial – Biologia Atividade referente
a Semana 26/10 (4° Bimestre) Data de
Entrega: 13/10/2020 Atenção alunos,
essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no
caderno. Só acessar o link. Link – Ref. Sem.
26/10: https://forms.gle/kJNm4ibTS4UL6xYe9 Atividade das
semanas Passadas (4º Bimestre): Link – Ref. Sem.
19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8 Link – Ref. Sem.
12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6
Lista de quem JÁ entregou atividade!!!
Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre) Biologia 1º
Colegial - http://abre.ai/bGva (4º Bimestre)
*Lembrando
que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba
diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do
Classroom 1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em
conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663):
Período da tarde Skype: Alunos da
eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem. Classroom: Qualquer
horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por
favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso. Atividade Olá pessoal, como todos
já devem estar sabendo, entramos no quarto é o último bimestre. Deste modo, é
válido lembrar que quem ainda não têm nota no primeiro, segundo e/ou terceiro
bimestre, POR FAVOR, me procure para que juntos possamos resolver esse probleminha.
Não fiquem com vergonha ou temerosos, EU QUERO AJUDAR VOCÊS e por isso não
vou jugar e nem criticar, só vou mostrar um caminho para resolver esse
probleminha. Blz Pessoal, quem não tem o
boletim e o quer, só mandar o seu nome completo e sala pelo WhatsApp que lhe
envio! Galerinha a atividade
dessa semana é do Caderno do aluno do quarto bimestre (já está na escola). Para essa atividade
você poderá consultar a internet, assistir a vídeos no YouTube, perguntar as
dúvidas para o professor pelo WhatsApp além da aula que gravarei para vocês. O que é saúde para
você? E qual a diferença
entre saúde individual e coletiva? Cite ao menos quatro
itens que podem ser relacionados ao conceito e/ou manutenção da saúde. Cite ao menos quatro
itens que podem ser relacionados ao conceito e/ou manutenção de
comportamentos não saudáveis. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
1° Colegial – Biologia Atividade referente
a Semana 12/10 (4° Bimestre) Data de
Entrega: 30/10/2020 Atenção alunos,
essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no
caderno. Só acessar o link. Link – Ref. Sem.
19/10: https://forms.gle/hXBKJNsAQYYLFUQS8 Atividade das
semanas Passadas (4º Bimestre): Link – Ref. Sem.
12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6
Lista de quem JÁ entregou atividade!!!
Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre) Biologia 1º
Colegial - Em breve (4º Bimestre)
*Lembrando
que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba
diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do
Classroom 1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em
conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663):
Período da tarde Skype: Alunos da
eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem. Classroom: Qualquer
horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por
favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso. Atividade Olá
pessoal, como todos já devem estar sabendo, entramos no quarto é último
bimestre. Deste modo, é válido lembrar que quem ainda não têm nota no
primeiro, segundo e/ou terceiro bimestre, POR FAVOR, me procure para que
juntos possamos resolver esse probleminha. Não fiquem com vergonha ou
temerosos, EU QUERO AJUDAR VOCÊS e por isso não vou jugar e nem criticar, só
vou mostrar um caminho para resolver esse probleminha. Blz E só
lembrando: “PREZADOS
ALUNOS
CADERNO
DO ALUNO, REFERENTE 4. BIMESTRE,
PODERÁ SER RETIRADO A PARTIR DE TERÇA-FEIRA, DIA 20/10, DAS 8:00 ÀS 21:00
HORAS. É
NECESSÁRIO A RETIRADA, TENDO EM VISTA QUE JÁ INICIOU O 4. E ÚLTIMO BIMESTRE E
TAMBÉM FAZER AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELOS PROFESSORES” Mensagem
da direção divulgada no WhatsApp. Galerinha
a atividade dessa semana tem como tema os Métodos Contraceptivos e está no Caderno
do Aluno vol. 3 (3º Bimestre) página 46 e 47. O que
são métodos contraceptivos? Para
que servem? Quais
você conhece? De
acordo com os conhecimentos adquiridos, é indicada a utilização de duas
camisinhas ao mesmo tempo? Justifique. É
possível utilizar mais de um método ao mesmo tempo? Quais deles não podem ser
combinados e quais agem melhor quando combinados? É
possível estabelecer uma relação entre gravidez e IST? Comente. Em
sua opinião, qual é o método contraceptivo mais adequado? Justifique
utilizando argumentos com embasamento científico. Quem
deve ficar como responsável pela escolha e pela utilização do método
escolhido? Para
essa atividade irei disponibilizar uma aula que gravei para o 8º ano, essa
está bem completa e pode ser usada para vocês sem problemas. https://youtu.be/IAmMAanTqyg (3º
Bi - Sem 08/09 - 8º - Cien) Para
essa atividade você poderá consultar a internet, assistir a vídeos no
YouTube, perguntar as dúvidas para o professor pelo WhatsApp além da aula que
estou disponibilizando. |
ATIVIDADES DA
SEMANA 13/10 ATÉ 16/10
1° Colegial – Biologia Atividade referente
a Semana 12/10 (4° Bimestre) Data de
Entrega: 23/10/2020 Atenção alunos,
essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no
caderno. Só acessar o link. Link – Ref. Sem.
12/10: https://forms.gle/CDYP7ExvQmtrvmtk6 Atividade das
semanas Passadas (3º Bimestre): Link – Ref. Sem.
28/09: https://forms.gle/mVSc7mTayQT2EnfK6 Link – Ref. Sem.
21/09: https://forms.gle/Mj3PoF6XH4pnq4T9A Link – Ref. Sem.
14/09: https://forms.gle/5YqoSZMzuW5YZVyf9 Link – Ref. Sem.
08/09: https://forms.gle/fv519r6Cjnd5DdJp7 Link – Ref. Sem.
31/08: https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318 Link – Ref. Sem.
17/08: https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9 Link – Ref. Sem.
03/08: https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6 Link – Ref. Sem.
10/08: https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7 Lista de quem JÁ entregou atividade!!!
Atualizada Constantemente.
Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q (3º Bimestre)
*Lembrando
que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba
diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do
Classroom 1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em
conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663):
Período da tarde Skype: Alunos da
eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem. Classroom: Qualquer
horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por
favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso. Atividade Caro
aluno, nessa semana vamos relembrar todo o trabalho desenvolvido por nós
durante o 3º Bimestre. A
atividade proposta para essa semana é a feitura de um texto dissertativo (O
texto dissertativo é o gênero textual que trabalha com argumentos e opiniões),
ou seja, elabore um texto que discorra sobre os conteúdos do 3º Bimestre
trabalhado por nós: Atividades
Referente às Semanas: 28/09, 21/09, 14/09, 08/09, 31/08, 17/08, 10/08, 03/08 . Para
essa dissertação, você deverá além de relembrar as atividades, informar quais
destas que você mais gostou e as que menos gostou com os referidos argumentos
que expliquem o seu contentamento e descontentamento. Também será necessário
dar a sua opinião sobre o que poderia ter sido feito para melhorar, seja na
parte do conteúdo da apostila ou da apresentação pelo professor. |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
1° Colegial – Biologia Atividade referente
a Semana 28/09 (3° Bimestre) Atenção alunos,
essa atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no
caderno. Só acessar o link. Link – Ref. Sem.
28/09: https://forms.gle/mVSc7mTayQT2EnfK6 Atividade das
semanas Passadas: Link – Ref. Sem.
21/09: https://forms.gle/Mj3PoF6XH4pnq4T9A Link – Ref. Sem.
14/09: https://forms.gle/5YqoSZMzuW5YZVyf9 Link – Ref. Sem.
08/09: https://forms.gle/fv519r6Cjnd5DdJp7 Link – Ref. Sem.
31/08: https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318 Link – Ref. Sem.
17/08: https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9 Link – Ref. Sem.
03/08: https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6 Link – Ref. Sem.
10/08: https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7 Lista de quem JÁ entregou atividade!!!
Atualizada Constantemente. Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q *Lembrando
que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba
diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do
Classroom 1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em
conjunto o Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663):
Período da tarde Classroom: Qualquer
horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br): Por
favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse recurso. Atividade Caro aluno, nessa
semana vamos aproveitar os conhecimentos adquiridos na palestra: O CONTROLE
DA MINHA VIDA FINANCEIRA (25/09/20) e aplicá-los no mundo da Biologia. Para
tanto, devemos relembrar que recentemente discutimos as nossas práticas de
consumo, a obsolescência programada e perceptiva e vimos a importância do
consumo consciente, até mesmo para proteção e manutenção do meio ambiente.
Agora, para essa semana, nossa atividade é fazer uma reflexão crítica: Qual
a relação entre o controle financeiro pessoal a obsolescência perceptiva, o
consumo consciente e a preservação ambiental? Para essa atividade o
aluno poderá pesquisar na internet e livros didáticos sobre os temas: Controle
Financeiro Pessoal, Obsolescência Perceptiva, Consumo Consciente e
Preservação Ambiental. Dificuldade e ou
dúvidas converse comigo pelo WhatsApp. Lembrando que gravarei uma aula para
auxiliá-los na atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, (o vídeo
com a palestra também será postado) como sempre na própria atividade e no
classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de assistir a aula,
poderá refazer após assistir lá.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
1° Colegial – Biologia Atividade referente a Semana
21/09 (3° Bimestre) Atenção alunos, essa
atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no
caderno. Só acessar o link. Link
– Ref. Sem. 21/09: https://forms.gle/Mj3PoF6XH4pnq4T9A Atividade das semanas
Passadas: Link
– Ref. Sem. 14/09: https://forms.gle/5YqoSZMzuW5YZVyf9 Link
– Ref. Sem. 08/09: https://forms.gle/fv519r6Cjnd5DdJp7 Link
– Ref. Sem. 31/08: https://forms.gle/GjzgBwfUgxuTJR318 Link
– Ref. Sem. 17/08: https://forms.gle/bRSAVEY4msN3fk1F9 Link – Ref. Sem. 03/08: https://forms.gle/qpimhsEcekpjuype6 Link
– Ref. Sem. 10/08: https://forms.gle/KcySH2KCWy2diS6U7 Lista de quem JÁ entregou atividade!!! Atualizada
Constantemente. Biologia 1° Colegial - http://abre.ai/bo8Q *Lembrando
que é uma planilha com várias abas, por isso, o site pode abrir em uma aba
diferente da sua sala, assim vá para aba Biologia 1° Colegial Códigos do Classroom 1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j) 1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d) Como usar em conjunto o
Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida! https://www.youtube.com/watch?v=TaIVqIkdWzM COMO
ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663):
Período da tarde Classroom: Qualquer
horário, as mensagem postadas serão respondidas. E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br):
Por favor, informar via WhatsApp que a atividade foi enviada por esse
recurso. Atividade Caro aluno, nessa semana vamos
entrar no conteúdo sobre Falando de HIV e AIDS – mais uma IST, página 45,
Caderno do Aluno, 3° Bimestre. Para responder estas questões, você poderá:
pesquisar na internet e ou assistir vídeos do YouTube sobre o tema: HIV e
AIDS. Lembrando que gravarei uma aula para auxiliá-los na
atividade, e tão logo esteja pronta, será postada, como sempre na própria
atividade e no classroom. O Aluno que já tiver feito a atividade, antes de
assistir a aula, poderá refazer após assistir lá. Atividade, usando as tabelas que
estão na página 44 do caderno do Aluno, responda as questões abaixo: 1) Analise a Tabela 1 e compare o ano de 2007 com 2019.
Quais diferenças podem ser apontadas? 2) Analise a Tabela 2 e compare o ano de 2007 com 2019.
Apresente as diferenças existentes em cada um dos anos, nas diversas faixas
etárias. 3) Compare a Tabela 1 com a Tabela 2 e apresente as
diferenças em relação à incidência de HIV entre homens e mulheres, nas faixas
etárias apresentadas. Traduzir esses dados comparativos em palavras,
redigindo um pequeno texto explicativo. |
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana
03/08 (3° Bimestre)
Atenção alunos, essa
atividade está no FORMS e Classroom, deste modo, não precisa escrever no
caderno. Só acessar o link.
Atividade das
semanas Passadas:
A partir da semana que vem!
Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)
Como usar em conjunto o
Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!
COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
Atividade
Pessoal, não se
esqueçam de assistir os vídeos que postei para vocês nas semanas anteriores.
Esses vídeos ajudarão a relembra o conteúdo abordado bem como a feitura dessa
atividade.
Lembrando os vídeos
estão no Classroom (pelo CMSP), desse modo vocês não pagarão para assisti-los
novamente.
Mas se você preferir,
pode acessar o link para lista das aulas no Youtube:
Não precisa copiar,
use o link do forms e ou vá ao classroom para responder as questões!
Quais características podem ser citados
do Bioma Cerrado?
________________________________________________
Quais são os principais biomas do mundo?
________________________________________________
A Mata Atlântica é um tipo de bioma, quais são as suas
características?
_________________________________________________________
O que você consegue explicar sobre a Dinâmica Populacional?
_________________________________________________________
Quais fatores ecológicos podem ser usados para explicar a densidade
populacional?
__________________________________________________________________
|
1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana
27/07
Atenção alunos, essa
atividade está no FORMS, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.
Link – Ref. Sem. 27/07: Semana
dedicada a realização das atividades ainda não feitas das semanas passadas.
Lembrando: Os
links serão FECHADOS no dia 30/07/2020 ou as 23h do dia 29/07/2020. Esse
período é improrrogável, pois, preciso lançar as notas!!!
Atividade das semanas
Passadas:
Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)
Como usar em conjunto o
Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida!
COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
Atividade
Não precisa copiar,
use o link do forms e ou vá ao classroom para responder as questões!
Caros Estudantes, chegamos
ao fim do bimestre e deste modo temos que fazer a conclusão do mesmo.
Para tanto, precisamos fechar as notas e lançar o consolidado no sistema. O
nosso prazo é apertado, por isso, as atividades ficarão disponíveis até
quarta feira. Os links referentes a todas as atividades seguem no início dessa postagem. E lembrem, sempre
estarei disposto a ajudá-los no que for possível.
|
1° Colegial – Biologia
Atividade referente a Semana 20/07
Atenção alunos, essa atividade está
no FORMS, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.
Link – Ref. Sem. 20/07: https://forms.gle/XE5rc8ibuwfZKBj16
Atividade das semanas Passadas:
Link – Ref. Sem. 13/07: https://forms.gle/txa4afG6x6BmQdJU9
Link – Ref. Sem. 06/07: https://forms.gle/Vd9w6qhwtGmFPvhz8
Link – Ref. Sem. 29/06: https://forms.gle/Jpm85QAnwazN6VZC6
Link – Ref. Sem. 22/06: https://forms.gle/fD2QTSMZmxFaVmPSA
Link – Ref. Sem. 15/06: https://forms.gle/HiRFEP665dEep9n6A
Link – Ref. Sem. 08/06: https://forms.gle/H4HYCqnAVqEKXrZNA
Códigos do Classroom
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z 2 v e s d d)
Como usar em conjunto o Centro de mídias
e o Classroom e facilitar a vida!
COMO ENTRAR EM CONTATO
COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9 9624-7663): Período
da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer horário, as mensagem
postadas serão respondidas.
Atividade
Não precisa copiar, use o link do
forms e ou vá ao classroom para responder as questões!
(Unesp) Constitui um bioma brasileiro que se estendia
originalmente por uma área de dois milhões de km², hoje restam apenas 20%
desse total. Este bioma apresenta solo deficiente em nutrientes e rico em
ferro e alumínio, abriga plantas de aparência seca, entre arbustos esparsos e
gramíneas e um tipo mais denso de vegetação, de formação florestal. Estima-se
que 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos vivam ali.
Essa riqueza biológica, porém, é seriamente afetada pela caça e pelo comércio
ilegal. Este bioma é o sistema ambiental brasileiro que mais sofreu alteração
com a ocupação humana. Disponível em: <www.portalbrasil.net>.
(Adaptação)
O bioma brasileiro a que o texto faz referência é:
Campos
Floresta Latifoliada
Caatinga
Cerrado
Floresta Equatorial
Assinale a opção que apresenta unicamente características da
Caatinga.
Compreende a área em que se encontra a maior floresta tropical do
mundo.
Ocupa boa parte da região Nordeste do Brasil e seu nome significa
“floresta branca”.
É considerada a savana brasileira e compreende uma área de elevado
potencial aquífero.
Compreende a região costeira do Brasil e atualmente restam menos de
10% da sua mata nativa.
É uma região que recebe inundações regulares com o potencial de
formação de pântanos da onde vem o nome Caatinga.
Sobre o Pantanal, julgue os itens a seguir e assinale apenas as
proposições que apresentam características desse bioma.
I. A fauna é semelhante à do bioma Amazônia. A flora conta com
aproximadamente 20 mil espécies de vegetais. II. Conhecido também como Campo
Sulino, esse bioma abrange o território do estado do Rio Grande do Sul. III.
É considerado uma das maiores planícies alagadas do mundo, sendo o menor bioma
em extensão territorial do Brasil. IV. Esse bioma compreende a bacia
hidrográfica do Rio Paraguai, e o clima predominante é o tropical.
Assinale a alternativa correta:
I - III - IV
II - III
II- III - IV
III - IV
I - II - III
Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro
das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada
nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:
Cerrado
Mata de Cocais
Mangue
Caatinga
Pantanal
(PUC-SP) O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das
áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra
chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma
arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente
revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em
tufos”.
Floresta tropical
Caatinga
Formação do Pantanal
Mata semiúmida
Cerrado
|
Atividade referente a Semana 13/07
Atenção alunos, essa atividade
está no FORMS, deste modo, não precisa escrever no caderno. Só acessar o link.
Link – Ref. Sem. 13/07: https://forms.gle/txa4afG6x6BmQdJU9
Atividade das semanas Passadas:
Link – Ref. Sem. 06/07: https://forms.gle/Vd9w6qhwtGmFPvhz8
Códigos do Classroom
1° Colegial
A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial
B: z2vesdd (z 2 v e s d d)
Como usar em conjunto o Centro de
mídias e o Classroom e facilitar a vida!
COMO ENTRAR EM CONTATO COM O
PROFESSOR?
WhatsApp (14 9
9624-7663): Período da
tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom: Qualquer
horário, as mensagem postadas serão respondidas.
Atividade
Não precisa copiar use o link do
forms e ou vá ao classroom!
Os principais biomas mundiais são:
Tundra, Taiga, Floresta Temperada, Floresta
Equatorial, Floresta Tropical, Savanas, Desertos e Campos.
Tundra, Cerrado, Floresta Subtropical,
Floresta Tropical, Mangues, Floresta Mediterrânea, Monções Asiáticas,
Desertos.
Floresta Temperada, Chaparral, Mediterrâneo,
Floresta Tropical, Campo Sujo, Mata de Araucárias, Pampas, Desertos.
Taiga, gramíneas, Mata de Galeria, Floresta
Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação Xerófila, Floresta
Tropical.
Pampas, gramíneas, Floresta das araucárias, Floresta Equatorial, Pantanal, Mata de Araucárias, Vegetação
Xerófila, Floresta Tropical.
Com relação ao tipo de vegetação dos
principais biomas mundiais, é INCORRETO afirmar que:
Os desertos quase não possuem vegetação.
Os campos são constituídos por uma vegetação
composta por gramíneas e quase não possuem vegetação arbustiva ou arbórea.
As savanas possuem uma vegetação florestal
densa que é composta por árvores que atingem mais de 30 metros e não perdem
as folhas no outono.
A vegetação da Tundra é composta por musgos e
líquens, que resistem ao frio intenso do inverno e voltam a brotar no verão.
A Taiga é composta por florestas de
coníferas, um tipo de árvore que possui folhas em forma de agulha que são
recobertas por uma cera que as torna mais resistentes ao frio.
A Mata Atlântica é o exemplar brasileiro de
que tipo de bioma mundial?
Savanas.
Campos.
Florestas equatoriais.
Tundra.
Florestas tropicais.
Assinale a alternativa incorreta, quanto aos
biomas terrestres.
A taiga se localiza em regiões de clima frio,
com invernos rigorosos; nela as coníferas predominam.
Nos desertos predominam as savanas, cujos
solos áridos permitem a rápida decomposição da matéria orgânica.
Nos campos, devido à quantidade de chuvas
intermediária entre o deserto e a floresta, a vegetação que predomina é
constituída por gramíneas.
As florestas tropicais são caracterizadas por
uma vegetação que cresce o ano todo, devido à luminosidade, temperatura
elevada e chuvas freqüentes.
A tundra se desenvolve no hemisfério Norte; é
caracterizada por plantas herbáceas, como o capim, musgos e líquens.
Segundo dados do Instituto
Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as queimadas constatadas em julho de
2016 saltaram de 104 para 864, ano em que as geadas secaram os pastos antes
do previsto. O uso do fogo, no manejo de propriedades rurais, gera polêmicas,
e técnicos advertem que essa prática, além de ser ilegal, degrada a vegetação
e o solo. O IBAMA fiscaliza queimadas principalmente no Centro-Oeste e na
Amazônia.
Campos ardentes. Correio
do Povo. 07 ago. 2016.
A coluna da esquerda,
abaixo, lista dois Biomas que ocorrem nessas regiões fiscalizadas; a da
direita, características que os distinguem.
Associe adequadamente a
coluna da direita à da esquerda.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é:
2 – 1 – 1 – 2 – 2.
1 – 1 – 2 – 1 – 2.
1 – 2 – 1 – 1 – 1.
2 – 1 – 2 – 1 – 2.
2 – 2 – 1 – 2 – 1.
|
1° Colegial – Biologia
*Atividade referente a
Semana 06/07*
*Atenção alunos essa
atividade está no FORMS, deste modo não precisa escrever no caderno, é só acessar
o link.*
*Link – Ref. Sem. 06/07:* https://forms.gle/Vd9w6qhwtGmFPvhz8
Atividade das semanas
Passadas:
*Códigos do Classroom*
1° Colegial A: znxzayj (z n x z a y j)
1° Colegial B: z2vesdd (z
2 v e s d d)
*Como usar em conjunto o
Centro de mídias e o Classroom e facilitar a vida*
*COMO ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?*
WhatsApp (14
9 9624-7663): Período da tarde
Skype: Alunos da eletiva, só entrar no grupo postar a mensagem.
Classroom:
Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
*Atividade*
Não precisa copiar use o
link do forms e ou vá ao classroom!
A sucessão ecológica ocorre até que se
atinja o estágio final, onde é observada uma comunidade relativamente
estável. O produto final do processo de sucessão é chamado de:
a) comunidade pioneira.
b) comunidade primária.
c) comunidade secundária.
d) comunidade clímax.
e) comunidade estática.
Sucessão ecológica é o nome dado a uma
série de mudanças que ocorrem nas comunidades de um determinado ecossistema.
Sobre a sucessão primária, marque a alternativa correta:
a) A sucessão primária ocorre em uma área
que já foi ocupada por uma comunidade anteriormente.
b) A sucessão primária pode acontecer em
áreas desmatadas, por exemplo.
c) A sucessão primária ocorre em ambientes
estéreis, onde nunca houve a ocupação por seres vivos.
d) A sucessão primária é o último estágio
da sucessão ecológica.
e) A sucessão primária pode ou não ocorrer,
não é um fator preponderante.
Durante o processo de sucessão
ecológica, os ecossistemas sofrem várias mudanças. Analise as alternativas a
seguir e marque aquela que indica uma tendência ao longo da sucessão.
a) Diminuição do tamanho dos indivíduos.
b) Redução da diversidade de espécies.
c) Aumento da produtividade líquida.
d) Aumento da complexidade das cadeias
alimentares.
e) Diminuição da biomassa total.
(UEMG/2018) As briófitas mais conhecidas são os musgos,
que formam extensos tapetes verdes sobre rochas, troncos de árvores e
barrancos. Quando habitam rochas, fazem parte de um importante processo
ecológico denominado sucessão ecológica. Em relação ao papel das briófitas
nesse processo, assinale a alternativa correta.
A) Ao habitarem as rochas, as briófitas
iniciam o processo de sucessão ecológica secundária, no qual se comportam
como espécies-chave no ecossistema.
B) A comunidade formada pelas briófitas
sobre a rocha pode ser considerada uma comunidade clímax, já que a rocha não
pode sofrer alterações.
C) As briófitas são consideradas espécies
secundárias por conseguirem viver em mais de um tipo de habitat além das
rochas.
D) O processo de sucessão que ocorre nas
rochas nuas é chamado de sucessão primária e as briófitas são as plantas
pioneiras nesse habitat.
(UFSCar) A substituição ordenada e
gradual de uma comunidade por outra, até que se chegue a uma comunidade
estável, é chamada de sucessão ecológica. Nesse processo, pode-se dizer que o
que ocorre é
a) a constância de biomassa e de espécies.
b) a redução de biomassa e maior
diversificação de espécies.
c) a redução de biomassa e menor
diversificação de espécies.
d) o aumento de biomassa e menor
diversificação de espécies.
e) o aumento de biomassa e maior
diversificação de espécies.
|
CMSP
no PC – Acompanhar as aulas, e monitorar os alunos quando o recurso de
salas forem
implantado.
WhatsApp – Interagir com
os alunos sanando dúvidas sobre a disciplina, e ajudando com o
engajamento digital (senha e acesso as plataformas escolares)
Classroom/Google
Forms –
Atividades, material adicional e vídeo aulas.
Google Meet ou Skype – Videoconferência para a Eletiva.
COMO
ENTRAR EM CONTATO COM O PROFESSOR?
WhatsApp (14 9
9624-7663): Periodo da tarde
Classroom:
Qualquer horário, as mensagem postadas serão respondidas.
E-mail (andreandrade@prof.educacao.sp.gov.br):
Mais demorado para resposta.
ATIVIDADES - Ref.
Semana 29/06
Até dia 10 de Julho de 2020
ASSINALE A
ALTERNATIVA CORRETA NAS QUESTÕES ABAIXO
Uma população não pode crescer de maneira ilimitada, pois
seu crescimento pode afetar a
todos os membros do grupo e gerar, por exemplo, a
competição. Entre os fatores que limitam
o crescimento de uma população,
podemos citar:
Nascimentos
e imigrações.
Nascimentos
e mortes.
Mortes
e imigrações.
Nascimentos
e emigrações.
Mortes
e emigrações.
(UENP) Ecólogos, ao estudarem populações de plantas,
encontram organismos aderentes em
diferentes condições ambientais. Como decidir
se esses organismos pertencem a uma só
população ou a mais de uma?
Verificando a possibilidade de intercâmbio de informações
genéticas entre os indivíduos.
Verificando os fatores dependentes e independentes da
densidade populacional.
Verificando o tamanho dos organismos, considerando a
biomassa, a altura, a morfologia e a condição
fisiológica.
Verificando as condições de sobrevivência, rendimento
reprodutivo e crescimento dos organismos.
Estimando as taxas vitais das plantas e, por meio dessas
taxas, separando os organismos.
(Acafe) Os seres vivos de um ecossistema formam
populações e comunidades. Analise as
afirmações a seguir sobre esses conceitos
ecológicos.
l. População é o conjunto de indivíduos de uma mesma espécie
que convive na mesma área.
ll. População é definida como a interação entre o meio
biótico e abiótico.
lll. Comunidade é o conjunto de populações que habitam o
mesmo ambiente, relacionando-se entre
si.
lV. São propriedades da população a natalidade e a
mortalidade, dentre outras.
V. A comunidade é o local físico ocupado pelos indivíduos de
uma ou mais espécies.
Todas as afirmações corretas estão em:
I – III – IV.
I – II – V.
II – IV – V.
III – IV.
I – II – III
(UFSC – 2009 - Adaptada) Um pesquisador interessado em
estudar dinâmica populacional
monitorou, em uma determinada área e por um
período de tempo, as densidades populacionais
de cobras e ratos, obtendo como
resultado o gráfico abaixo:
ek/f/original/2014/04/02/modulo_43_6.jpg
Com respeito ao gráfico e aos fatores que influenciam as
densidades populacionais, assinale a(s)
proposição(ões) correta(s):
O crescimento da população de ratos não influencia o
crescimento da população de cobras.
As duas espécies ocupam o mesmo hábitat e nicho ecológico.
Se duas espécies ocupam o mesmo nicho ecológico, ocorre
simbiose entre elas, o que pode levar ao
desaparecimento de uma delas da área.
As densidades populacionais representadas sofreram variações
ao longo do tempo.
O parasitismo, os intemperismos, a disponibilidade de
alimentos e espaço são fatores que influenciam
na densidade das populações.
Por serem autótrofas, não são observados mecanismos de
controle da densidade populacional nas
espécies vegetais.
A territorialidade (estabelecimento de territórios) de
algumas espécies animais é fator influente na
densidade populacional de uma área.
(Fuvest SP - 2009) A partir
da contagem de indivíduos de uma população experimental de
protozoários,
durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados
no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente,
ou seja, sua
carga biótica máxima. De acordo com o gráfico:
po/ek/f/original/2014/04/02/modulo_43_3_1.jpg
Gráfico que analisa população de
protozoários (Foto: Reprodução/Fuvest)
a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6.
a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20.
a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade
limite do ambiente foi alcançada.
a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população.
o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os
dias 8 e 20.
|
ATIVIDADE
https://forms.gle/VNncPNHjvhFAhrGJ9
|
ATIVIDADE
|