|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
1ª A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MjAxODE2MTM1MTY3/details
Formulário: https://forms.gle/nJSdjUB2XFbKZBpr8
|
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 26/10
|
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Segunda Semana de atividades do
Quarto Bimestre.
As atividades a seguir são referentes a duas
aulas dessa semana e pode ser entregue até dia 26 de Outubro. Desde já, peço
que entreguem as atividades dentro do prazo para não acumular. Qualquer
dúvida estou à disposição! Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: entre em contato com a professor. Vamos
conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - ARTE (14) 9
9621 - 8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes
Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e
culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão
visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de
explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e
de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos
alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e
conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a
ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de
produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas.
ATIVIDADE
- I De acordo com o que você já estudou sobre
Arte, responda as questões abaixo. Se achar necessário, pode pesquisar na
Internet.
1) Quais diferenças existem nos estilos de
fotografar? Explique.
2) Quais critérios podem ser utilizados para
fotografar uma cena ou situação?
3) Dê exemplos de artistas que você conhece ou
estudou que utilizam o grafite.
4) Quais estilos de grafite você conhece, já
viu e consegue diferenciar?
5) O que é uma escultura e com quais materiais
elas podem ser feitas?
6) Dê exemplos de algumas esculturas que
existem na sua cidade (escola, praça etc.).
7) O que é intervenção artística? Dê exemplos.
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 26/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (professor Sergio) e pelo Google Classroom. Ao enviar a mensagem,
colocar o NOME COMPLETO, SÉRIE E TURMA.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira e
quinta-feira das 12:45 às 18:20. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
1ª A https://classroom.google.com/u/0/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTg3MjA3MDk2MjI3/details
Formulário: https://forms.gle/f3Y9RKHd6ZePPhnE6
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE ATÉ O DIA 19/10
DISCIPLINA: ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Primeira Semana do Quarto Bimestre.
Teremos 09
Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do TEATRO.
Aos alunos que estão com as atividades atrasadas: Entre em contato com a professora. Vamos
conversar sobre a melhor forma de solucionar esse problema. Contato: Professor Sergio - (14) 9 9621 -
8137.
Neste bimestre estamos estudando o tema sobre Artes
Visuais. As Artes visuais são os processos e produtos artísticos e
culturais, nos diversos tempos históricos e contextos sociais, que têm a expressão
visual como elemento de comunicação. Essas manifestações resultam de
explorações plurais e transformações de materiais, de recursos tecnológicos e
de apropriações da cultura cotidiana. As Artes visuais possibilitam aos
alunos explorar múltiplas culturas visuais, dialogar com as diferenças e
conhecer outros espaços e possibilidades inventivas e expressivas, de modo a
ampliar os limites escolares e criar novas formas de interação artística e de
produção cultural, sejam elas concretas, sejam elas simbólicas. |
|
|
|
Dia das Crianças |
|
|
QUESTIONÁRIO
Responda as questões abaixo.
|
1)
Quais países que adotaram o dia 1 de junho como o Dia das Crianças?
2)
No Brasil quando é o Dia das Crianças?
3) Em que data a ONU reconheceu como Dia
Mundial da Criança?
4) Em que ano foi oficializado a data do Dia
da Criança aqui no Brasil?
5) Qual foi o Presidente da República na
época que oficializou a data do Dia da Criança?
6) Qual é a data que se comemora o Dia das
Crianças nos Estados Unidos?
7) Qual foi o Deputado Federal que lançou a
ideia do Dia das Crianças aqui no Brasil?
8) De todas as brincadeiras que você se
divertiu na sua infância, quais você mais gostou de brincar?
|
ATIVIDADE - DESENHO
EM SEU CADERNO DE
ARTE, FAÇA 4 DESENHOS DE BRINCADEIRAS QUE VOCÊ MAIS GOSTOU DE BRINCAR NA SUA
INFÂNCIA, PODE SER BRINCADEIRAS DE RUAS, JOGOS ELETRÔNICOS, BOLA, BONECAS,
JOGOS DE TABULEIRO, CARTAS ETC. |
|
Fazer 4 desenhos, um em cada quadrado no seu Caderno de Arte.
|
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. Caso você não consiga entrar no Classroom
ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME,
SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a
resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 19/10/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO
DE DÚVIDAS: segunda-feira a sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem
ser enviadas por escrito, mensagem de voz ou por vídeo chamada através do
Whatsapp.*
|
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
https://classroom.google.com/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTc4NDQ1ODg4MzQx/details
Formulário: https://forms.gle/aG4DkaX5jjQuj2WW9
|
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER
ENTREGUE ATÉ O DIA 04/10
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Oitava Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10
Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do Intervenção Artística, Urbana e Escolar e
outras Linguagens.
Desde já, peço que entreguem as atividades
dentro do prazo para não acumular.
|
|
APRECIAÇÃO - I (25/09 - 1º ano EM - Arte - In(ter)venção na
escola: Arte e ação)
|
APRECIAÇÃO - II (A Evolução do Espaço Cênico)
|
|
|
|
Questionário
1) O que é
Criação Coletiva?
2) O que é o
corpo do ator?
3) Explique o
conceito de construção da personagem.
4) Você sabe
qual a diferença entre espaço cênico convencional e não convencional?
5) O que é o
Texto Dramático?
6) Se você
fosse escrever um texto teatral, qual seria o tema/assunto sobre o qual você
gostaria de escrever?
7) O que é
Intervenção Cênica?
|
|
ATIVIDADE
PRÁTICA – I
v Grave um áudio com alguém da sua família ou amigos esse diálogo
abaixo. Mas tem que ser uma voz masculina e a outra feminina.
v Use a criatividade na interpretação.
v Enviar o áudio no meu WhatsApp por favor.
|
|
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
Link do blog: https://eeantonioreginato.blogspot.com/
2. PRAZO DE ENTREGA: 04/10/2020.
3. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
4. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★ PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a
sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
https://classroom.google.com/c/ODU2ODg2OTY5NjBa/a/MTY4NjM4NTk5ODk4/details
Formulário: https://forms.gle/15e1Vf4821tmuzLd7
|
|||||||||
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER
ENTREGUE ATÉ O DIA 28/09
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Sétima Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10
Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do Intervenção Artística, Urbana e Escolar e
outras Linguagens.
Desde já, peço que entreguem as atividades
dentro do prazo para não acumular.
|
|||||||||
In[ter]venção
na escola: arte e ação
Intervenção Artística: São manifestações criadas e organizadas por
artistas, utilizando formas criativas, estéticas e poéticas, chamando a
atenção do público para questões artísticas, ecológicas, geográficas,
sociais, políticas, pedagógicas etc. Essas manifestações acontecem em um
local específico ou em um local público, visando fazer novas percepções sobre
a arte, atingindo a população próxima. Geralmente, são efêmeras. Isto é,
duram o tempo de um deslocamento do ritmo cotidiano para um ritmo poético. |
|||||||||
|
|
ATIVIDADES 1ª A |
ATIVIDADE DE ARTE PARA SER ENTREGUE
ATÉ O DIA 20/09
DISCIPLINA:
ARTE
Olá turma,
Estamos iniciando a Sexta Semana do Terceiro Bimestre.
Teremos 10
Semanas de Atividades. Esse bimestre vamos estudar conteúdos em torno do Teatro e outras linguagens.
Desde já, peço que entreguem as atividades
dentro do prazo para não acumular.
|
Intervenção como contribuição artística
Intervenções artísticas, são manifestações por
meio da arte. Sendo urbanas em sua maioria, por isso muitas vezes também são
chamadas de “intervenção urbana”, são realizadas principalmente no centro das
grandes cidades. O maior motivo para essa tendência é a visibilidade que
buscam alcançar ou a relação com o tema abordado, mas nada impede que o
artista ou grupo artístico realizem suas manifestações em outras localidades.
Podem ser realizadas de vários modos, como o
grafite, cartazes, encenações teatrais ao ar livre, entre várias outras
maneiras, o fator principal é a criatividade do artista.
O objetivo independentemente do modo de
realização, consiste na utilização da arte para evidenciar algum objeto ou
situação cotidiana, gerando questionamentos, comentários e transformações
sobre o tema tratado.
O processo de criação, se resume a identificar
um assunto que é válido ser debatido, depois escolher um local e por fim planejar
o ato artístico que será realizado. Por exemplo: uma intervenção que poderia
chamar a atenção das pessoas para pensarem um pouco sobre a correria do
dia-a-dia.
Essa manifestação poderia ser feita ao
escrever um poema em uma estação de metrô, fora de ordem, com palavras
embaralhadas. O poema abordaria esse assunto e teria palavras relacionadas,
assim quem passasse pelo local ficaria primeiramente curioso e
consequentemente pararia um pouco, para questionar sobre isso.
|
|
O artista plástico e pedagogo do Sistema
Municipal de Ensino, Itamar Xavier, revitalizou alguns pontos da cidade de
Prudente de Moraes de forma muito criativa e autêntica. Juntamente com João
Célio Silva, o artista personalizou seis locais, como pontos de ônibus e
muros de prédios públicos, transmitindo, através da arte, um “momento de luz”
para a população nesse tempo de pandemia de Corona vírus, a Covid-19.
|
Na área de urbanismo e arquitetura, as
intervenções urbanas designam programas e projetos que visam à
reestruturação, requalificação ou reabilitação funcional e simbólica de
regiões ou edificações de uma cidade. A intervenção se dá, assim, sobre uma
realidade preexistente, que possui características e configurações
específicas, com o objetivo de retomar, alterar ou acrescentar novos usos,
funções e propriedades e promover a apropriação da população daquele
determinado espaço. Algumas intervenções urbanísticas são planejadas com o
intuito de restauração ou requalificação de espaços públicos, como as
conhecidas revitalizações de centros históricos, outras objetivam
transformações nas dinâmicas socioespaciais, redefinindo funções e projetando
novos atributos.
Como prática artística no espaço urbano, a
intervenção pode ser considerada uma vertente da arte urbana, ambiental ou
pública, direcionada a interferir sobre uma dada situação para promover
alguma transformação ou reação, no plano físico, intelectual ou sensorial.
Trabalhos de intervenção podem ocorrer em áreas externas ou no interior de
edifícios.
O termo intervenção é também usado para
qualificar o procedimento de promover interferências em imagens, fotografias,
objetos ou obras de arte preexistentes. Intervenção, nesse caso, possui um
sentido semelhante à apropriação, contribuição, manipulação, interferência.
Colagens, assemblages, montagens, fotografias e desenhos são trabalhos que
frequentemente se valem desse tipo de procedimento.
|
Uso de Stickers (Adesivos) como uma
intervenção de enfeites em objetos espalhados na cidade.
|
Os projetos de intervenção são um dos caminhos
explorados por um universo bastante diverso de artistas interessados em se
aproximar da vida cotidiana, se inserir no tecido social, abrir novas frentes
de atuação e visibilidade para os trabalhos de arte fora dos espaços consagrados
de atuação, torná-la mais acessível ao público e desestabilizadora e menos
mercantilizada e musealizada. Tal tendência, marcante da arte contemporânea,
é geradora de uma multiplicidade de experimentações artísticas, pesquisas e
propostas conceituais baseadas em questões ligadas às linguagens artísticas,
ao circuito da arte ou ao contexto sociopolítico.
As linguagens, técnicas e táticas empregadas
nesses trabalhos são bastante heterogêneas. Intervenções podem ser ações
efêmeras, eventos participativos em espaços abertos, trabalhos que convidam à
interação com o público; inserções na paisagem; ocupações de edifícios ou
áreas livres, envolvendo oficinas e debates; performances; instalações;
vídeos; trabalhos que se valem de estratégias do campo das artes cênicas para
criar uma determinada cena, situação ou relação entre as pessoas, ou da
comunicação e da publicidade, como panfletos, cartazes, adesivos (stickers),
lambe-lambes; interferências em placas de sinalização de trânsito ou
materiais publicitários, diretamente, ou apropriação desses códigos para
criação de uma outra linguagem; manifestações de arte de rua, como o
graffiti.
Como prática artística, as intervenções se
consolidam no Brasil nos anos 1970, com propostas de grupos de artistas como
o 3nós3, viajou sem passaporte e Manga Rosa, que tomaram a cidade como campo
de investigação e procuraram expandir o circuito de arte e a noção de obra de
arte. Tais ações consistiam geralmente na introdução de elementos estranhos
em situações cotidianas, com o objetivo de alterar a ordem habitual e buscar
uma comunicação mais direta com o público.
|
Questionário
1) O que são intervenções
artísticas?
2) O que é o processo de criação?
3) Comente o que você achou da
intervenção em ponto de ônibus com a imagem do desenho dos
"Simpsons".
4) O termo intervenção é também
usado para qualificar o procedimento de promover interferências em quais
tipos?
5) Como prática artística, as
intervenções se consolidam no Brasil nos anos:
a)
Anos 40.
b)
Anos 50
c)
Anos 60.
d)
Anos 70.
|
ORIENTAÇÕES
1. A atividade está disponível no Blog da
Escola, no Google Classroom e no grupo da turma no WhatsApp.
2. Caso você não consiga entrar no Classroom
ou no Formulário, a atividade deverá ser feita no caderno, colocar NOME,
SÉRIE E TURMA, o número da questão (NÃO precisa copiar a pergunta) é só a
resposta.
3. PRAZO DE ENTREGA: 20/09/2020.
4. MÉTODOS DE ENTREGA: via WhatsApp (14) 99621
- 8137 (Professor Sérgio) e pelo Google Classroom / Formulário.
5. Dúvidas, me procure no grupo de WhatsApp da
sala nos horários indicados no Plantão de Dúvidas. Caso não seja possível
entrar em contato nos dias e horários indicados, marcar o compromisso com a
professora diretamente pelo WhatsApp.
★
PLANTÃO DE DÚVIDAS: segunda-feira a
sexta-feira das 10:00 às 20:00. *As dúvidas podem ser enviadas por escrito,
mensagem de voz ou por vídeo chamada através do Whatsapp.*
|