ATIVIDADES DA SEMANA DE 14/12 ATÉ 18/12
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
SEI –
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
No dia 21/12/2020, conforme o
calendário escolar vigente, acontecerá o Conselho de Classe e Série do 4º
Bimestre, sendo o último antes do encerramento do ano. Portanto, todas as
atividades já foram entregues conforme os prazos estabelecidos em cada
respectiva atividade tanto no blog quanto no Classroom.
Para fechamento e lançamento ao
conselho, os estudantes deverão entregar as atividades em atraso até dia
17/12/2020. As atividades de recuperação referente aos bimestres em aberto
estão abaixo, todas em Formulários do Google. Os alunos que não conseguiram
realizar atividades, seja pelo motivo que for, devem acessar e preencher os
formulários respectivos abaixo. Caso já tenha feito anteriormente não é
necessário fazer o preenchimento de novo.
Aos alunos que entregaram
atividades: essa atividade vem como aprofundamento, cujo caráter nessa
situação será de bônus e acréscimo na nota bimestral.
Para consultar se você fez ou não a
atividade é simples: acesse a plataforma Google Classroom. Lá estarão todas
as suas atividades Pendentes, Entregues e Corrigidas. Se entregou por e-mail
institucional, a devolutiva foi enviada para o mesmo endereço de e-mail que
recebi as atividades. Se tiver dúvidas pode me procurar, porém consulte antes
se fez as respectivas atividades nas plataformas.
FORMULÁRIOS DE RECUPERAÇÃO
1º ao 3º Bimestre: 1ºA: https://forms.gle/ZpiXvWgQTPrVfNAA8 1ºB: https://forms.gle/BX7uxNKTxSnkrGC6A 1ºC: https://forms.gle/1apAcwP7ZP192XdU8 1ºD: https://forms.gle/454KRrXLRy68Zio96
4º Bimestre (formulário único para
todas as turmas): https://forms.gle/WPupx3dLdZ7EVymS9
TODAS AS ATIVIDADES CONSTAM AS
RESPECTIVAS DATAS DE ENTREGA. O PRAZO LIMITE COM ATRASO É 17/12/2020 ÀS 23H59
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 07/12 ATÉ 11/12
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
SEI –
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
Nesta semana, teremos a atividade
recuperação e aprofundamento de nossa disciplina. Caso não tenha sido
possível atingir conceitos acima da média, essa é a atividade de recuperação,
assim como é também para os que fizeram com coerência as atividades e farão o
aprofundamento do que trabalhamos durante o bimestre. Todos devem fazer.
Link para o formulário: https://forms.gle/WPupx3dLdZ7EVymS9
Entrega até 15/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela
elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue
na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que
deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 30/11 ATÉ 04/12
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Aula do CMSP de 25/11 - 1ª série EM
- Projeto de Vida - Visita ao museu afro: https://youtu.be/QmuohxW6MH8
No dia 20/11 tivemos o Dia da
Consciência Negra, data que propõe ao mesmo tempo a reflexão sobre o racismo
estrutural em nossa sociedade, com formas de como combatê-lo, assim como ter
um momento também para proporcionar o contato com formas de manifestações
culturais africanas que muitas vezes nem nos damos conta que estão presentes
de forma frequente em nossos cotidianos.
Para a atividade desta semana,
assista a aula do CMSP e se possível visite o site do Museu Afro Brasil: https://www.museuafrobrasil.org.br. Entregue quais pontos te chamaram a
atenção nessa observação sobre a Consciência Negra e a apresentação do Museu.
Entrega até 09/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela
elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue
na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que
deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 20/11 ATÉ 27/11
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Base: Situação de Aprendizagem 3
“Para Onde Vou? Indicadores de Resultado”
Após as reflexões feitas nas semanas
anteriores, inclusive com o teste vocacional, na atividade desta semana vamos
refletir sobre os pontos atingidos no Plano de Ação de seu Projeto de Vida.
Você deverá refletir sobre quais
foram os Indicadores que fizemos anteriormente (lembre-se que são aqueles
pontos que você estabeleceu para saber se seu Projeto de Vida na semana de de
03/11 a 06/11) estão se cumprindo para realizar seu Plano de Ação de onde
você pretende chegar.
Como assim?
Na produção dos indicadores você
criou a visão do caminho e os pontos a atingir. No plano de ação você pensará
como chegar lá no que você pretende nos diversos aspectos da vida (pessoal,
profissional, escolar, entre outras).
VAMOS USAR UMA ANALOGIA DE EXEMPLO: quando você faz uma viagem, precisa
saber quais as cidades a passar para saber que está no caminho certo. A forma
como você vai até cidade é tão importante quanto e precisa ser decidida antes
de fazer a viagem. Portanto, as cidades a passar antes
de se chegar ao destino são os indicadores, já a forma como vai chegar
é o plano de ação.
Portanto, para entregar nesta semana
você indicará o que é necessário ser feito para colocar em prática, levando
os indicadores em conta, para seu projeto de vida.
Lembre-se que a forma de elaborar
esse plano não é única: você pode fazer uma produção de texto, esquema,
desenho, vídeo. Qualquer forma que seja possível expressar como e de que
forma você colocará suas ações em prática para atingir seus sonhos.
Entrega até 01/12/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela
elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue
na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 16/11 ATÉ 20/11
PREZADO ALUNO,
-Assista ao vídeo para esclarecer suas dúvidas: |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 09/11 ATÉ 13/11
Continue desenvolvendo seu Diário de
Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
MUDANÇA
DE PLANOS: TESTE VOCACIONAL
Conforme demanda considerável nas
reflexões e propostas de início do 4º Bimestre, em que vários estudantes da
1ª Série do Ensino Médio pediram para abordarmos questões relacionadas à
profissão, vamos abordar esse tema nesta semana.
A proposta é a seguinte: a seguir
deixarei links de testes vocacionais. Você pode fazer o teste em um site,
vários ou todos. O importante é que os testes fazem perguntas sobre suas
preferências cotidianas e acabam apontando essas áreas de carreira. Você
deverá apontar quais foram essas possíveis carreiras apontadas, inclusive
fazendo comentários se você se identifica desde já com o que apareceu, se não
tem nada a ver, se não imaginava, se adoraria, etc.
Os sites geralmente pedem um breve
cadastro, sendo dos que estão listados abaixo apenas o “Guia da Carreira” não
solicitou nenhum cadastro, enquanto os demais pediram, sendo o cadastramento gratuito
e com a solicitação de algumas informações pessoais. Caso não queira ceder
essas informações não tem problema, você pode refletir e indicar em sua atividade
da semana o que pretende de carreira profissional.
Eu gostaria de encontrar um que não
fosse ligado a instituições de ensino, mas infelizmente não consegui. Se você
encontrar, passe para que os colegas possam fazê-lo também.
Outra possibilidade é de que o
estudante não queira fazer o teste e mesmo assim não saiba o que pretende.
Sem problemas. Entregue na atividade os componentes curriculares (matérias da
escola) que você mais tem aptidão.
Importante destacar que vocês são
jovens, muitas coisas podem ser definidas já neste momento, assim como muitas
podem mudar. Portanto, é importante conciliar a organização junto da
tolerância à frustração.
Depois das respectivas entregas, conversaremos
de forma direcionada a essa questão de carreira profissional de cada
estudante.
TESTES VOCACIONAIS
Catho: https://www.catho.com.br/educacao/teste-vocacional-gratis Educa + Brasil: https://www.educamaisbrasil.com.br/teste/vocacional Guia da Carreira: https://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/ Quero Bolsa: https://querobolsa.com.br/teste-vocacional-gratis
Entrega até 17/11/2020 às 23h59 em
uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas
acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela
elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue
na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela
plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu
e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que
deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias
do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 03/11 ATÉ 06/11
Continue
desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de
nossa disciplina.
Retome
suas reflexões sobre os indicadores em seu Projeto de Vida da aula passada.
Eles serão importantes para desenvolvermos a atividade desta semana,
indicando os Indicadores do desenvolvimento de seu Projeto de Vida.
Agora
em seu Caderno do Estudante Volume 4, você deverá ler as orientações
da Situação de Aprendizagem 2: Atividade
- “Em Casa”, da sua apostila de Projeto de Vida.
Agora,
é hora de apontar seus indicadores. Você escolherá 4 áreas importantes do seu
Projeto de Vida (por exemplo: formação, mudanças de comportamento,
capacitação, atitudes, conhecimentos, práticas, comunicação, hábitos...) e
escreva pelo menos um Indicador para cada uma, organizando conforme o exemplo
de quadro abaixo.
Para
saber se um Indicador é bom: ●
Seu Indicador é confiável? (Você ou outra pessoa poderia aplicá-lo outras
vezes, da mesma forma?) ●
Seu Indicador é preciso e claro? Qualquer pessoa entende o que ele mede? ●
Seu Indicador está relacionado a um objetivo bem definido, ou é vago? ●
Seu Indicador é prático, ou sua aplicação demanda recursos complicados? (Trecho
acima retirado do Caderno do Professor de Projeto de Vida – Volume 4)
Entrega
até 10/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1
– Plataforma Google Classroom:
através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da
atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital
(word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana
referente desta atividade.
2-
E-mail Institucional: caso
não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o
que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que
deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato
comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie
um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 26/10 ATÉ 30/10
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Na aula desta semana vamos identificar e refletir sobre os indicadores do processo de desenvolvimento do seu Projeto de Vida.
Leia o trecho a seguir:
Considerações importantes para definir Indicadores de processo:
Agora em seu Caderno do Estudante Volume 4, que já está disponível para retirada na escola, você deverá ler os textos e responder às questões da Situação de Aprendizagem 2: Atividade 1 - “Estudo dirigido”, conforme apresentado na página 27 na própria apostila ou em seu caderno de Projeto de Vida.
Entrega até 03/11/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1 – Plataforma Google Classroom: através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital (word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana referente desta atividade.
2- E-mail Institucional: caso não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação (nome completo, número e turma) assim como a identificação do período referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e legíveis.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 19/10 ATÉ 23/10
Continue
desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de
nossa disciplina.
Na
semana passada, no dia 14/10/2020, foi transmitida aula do CMSP de Projeto de
Vida abordando o NOVOTEC. Informações foram trazidas sobre essa
modalidade de ensino, a fim de que possíveis interessados possam conhecer.
Para
esta semana, você deverá assistir tal apresentação e/ou acessar o portal do
programa NOVOTEC, para que possa conhecer as possibilidades oferecidas.
Aula
do CMSP de 14/10 - 1ª série EM - Projeto de Vida – Novotec: https://youtu.be/Oqf_ynqBbT4
Portal
do NOVOTEC: http://novotec.sp.gov.br/
Após
acessar esses materiais, você deverá refletir, registrar e ao final entregar
uma produção (podendo ser em texto, gravação de voz, vídeo, etc.) em que você
relacione seu projeto de vida pessoal, abordando se “o NOVOTEC é
uma escolha que pode colaborar com meus sonhos planejados anteriormente?”
sendo o trecho destacado o tema de sua produção.
Sendo
uma produção, responder apenas com uma palavra como “sim” ou “não” não torna
suficiente. Registre suas reflexões também dúvidas que surgirem relacionadas
durante sua pesquisa.
Entrega
até 27/10/2020 às 23h59 em uma das seguintes formas:
1
– Plataforma Google Classroom:
através do anexo das propostas acima descritas, seja em fotografias da
atividade feita em meio físico ou pela elaboração através de arquivo digital
(word, doc e pdf, por exemplo) entregue na respectiva matéria e semana
referente desta atividade.
2-
E-mail Institucional: caso
não seja possível entregar pela plataforma Classroom, você deverá enviar o
que está aqui proposto para meu e-mail institucional: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br , constando: Sua identificação
(nome completo, número e turma) assim como a identificação do período
referente desta atividade. Assim como no envio ao Classroom, pode ser feito
no caderno/apostila e fotografado ou fazer diretamente em um arquivo digital
que deve ser anexado ao e-mail para entrega.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
Quaisquer dúvidas,
entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível
o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você. |
ATIVIDADES DA SEMANA DE 13/10 ATÉ 16/10
Continue
desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de
nossa disciplina.
INÍCIO
DO 4º BIMESTRE
Você
deverá fazer uma análise e autorreflexão da participação nas atividades.
Colocarei abaixo alguns pontos que devem ser abordados, porém caso queira
adicionar outros relacionados poderá ficar à vontade. Não precisa ser
necessariamente escrito, podendo ser feito em outros formatos como já
propusemos anteriormente, como gravação de áudio, elaboração de slides,
vídeo, etc. Também
não é necessário escrever em forma de tópicos, podendo também ser feito de
forma corrida, desde que abordadas as questões abaixo.
-
Como foi minha (do aluno) participação em Projeto de Vida? O que posso
melhorar? -
Minhas expectativas estão sendo cumpridas sobre a matéria? Caso sim, quais?
Caso não, o que pode ser feito (tanto por parte do professor quanto por parte
do estudante) para que essa resposta se torne positiva? -
Quais sugestões deixo (por parte do estudante) para trabalharmos neste último
bimestre que se inicia (opcional).
Entrega
exclusivamente pelos meios oficiais, com preferência pela plataforma Google
Classroom até 20/10/2020 às 23h59.
Caso
a entrega seja em fotografias do caderno, todas devem estar nítidas e
legíveis.
A
entrega pode ser realizada por e-mail (endereço está abaixo). O discente
deverá obrigatoriamente informar a identificação completa (nome, número,
turma), período referente da atividade e anexar arquivos de apenas uma
atividade por e-mail. Tais orientações não são necessárias para envio via
Classroom, uma vez que a plataforma já faz tal organização.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades. |
ATIVIDADES
DA SEMANA DE 28/09 ATÉ 02/10
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e
Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Na
atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situação De
Aprendizagem 9 – ACERTAR NO ALVO: A IMPORTÂNCIA DAS ESTRATÉGIAS do
Caderno do Aluno de Projeto de Vida do 3º Bimestre (p. 155 a 157).
Antes
de iniciar esta atividade, solicito que retome as metas estabelecidas na “Situação
de Aprendizagem 6 - TENHO UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR?”, pois
as metas estabelecidas ali orientarão a atividade da presente semana. Após
essa retomada, elabore as atividades a partir da página 155.
Veja
no quadro abaixo os componentes de um Plano Estratégico da atividade
“Vantagens Futuras”. Lembre-se que que eles devem ser conectados e
complementares entre si, fazendo com que suas ações sejam estruturadas de
acordo com os seus objetivos. Conforme
indicam as setas, você deve partir dos Objetivos, que assim que estiverem
traçados, deverão se conectar às Metas e Estratégias.
Já
para a atividade “Visão Globalista”, você deverá refletir suas estratégias e
meios de alcançar os objetivos. Essas estratégias partem do Plano Estratégico
elaborado na atividade anterior, que também deve partir de suas Estratégias
para alcançar as respectivas Ações propostas para seu Plano de
Desenvolvimento Pessoal e Projeto de Vida. Para estabelecer os seus, veja a
proposta de Plano Estratégico para essa parte da atividade a seguir:
Demais
orientações siga conforme está na apostila.
ITENS PARA ENTREGA: Atividades elaboradas da Situação de Aprendizagem 9 (p.
155 a 157) do Caderno do Aluno Volume 3 Parte 2. Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso
não tenha retirado na escola:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/1a_Aluno_Volume%203_corrigido.pdf
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 06/10/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades. |
|
ATIVIDADES PARA A
SEMANA DE 21/09 ATÉ 25/09
|
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e
Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Na
atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situações De
Aprendizagem 5 e 6 – UM CAMINHO A SER SEGUIDO: CHEIO DE OBJETIVOS A SEREM
ATINGIDOS e TENHO UM SONHO E UM PLANO, MAS AONDE QUERO CHEGAR? do Caderno do Aluno de Projeto de
Vida do 3º Bimestre (p. 147 a 150).
Sugiro
que você leia primeiro todas as orientações dessas páginas, pois há um quadro
e um texto que te ajudarão a fazer o preenchimento do que precisa ser
entregue, exemplificando um quadro de metas e objetivos, porém estão ao
final.
A
“ATIVIDADE – OBJETIVOS E METAS” do final da página 150 não é obrigatória. O
restante deve ser feito conforme as orientações.
ITENS PARA ENTREGA: Fotografe a página 148 com seus quadros preenchidos
para envio.
Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso
não tenha retirado na escola:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/1a_Aluno_Volume%203_corrigido.pdf
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 22/09/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
|
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e
Vivências. Ele é parte fundamental de nossa disciplina.
Na
atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situação De
Aprendizagem 4 – Minhas Premissas: Meus Pontos de Partida do Caderno do Aluno
de Projeto de Vida do 3º Bimestre (p. 145 a 147).
Faça
as atividades dessa situação de aprendizagem conforme as orientações que
constam em seu Caderno do Aluno.
Na
atividade da semana, você deverá refletir sobre seus valores e quais são as
direções que sua vida pode tomar partindo deles. Lembre-se que “os valores
são convicções, crenças dominantes definidas pela própria pessoa, e são condizentes
com a forma de ser e de agir de uma pessoa. Assim como as Premissas, os Valores
norteiam as decisões a serem tomadas no Projeto.” (Caderno do Professor, 3º
Bimestre).
Essas
reflexões sobre os valores se assemelham ao que é proposto em diversas
instituições tanto públicas quanto privadas, porque por mais que haja
dinamismo e mudanças no decorrer do tempo, essas não devem abandonar sua
essência. Por isso, refletiremos sobre a Visão, Missão e Premissas
pessoais, sem esquecer que essas são base para a estrutura das vidas de cada
um no presente momento, com os demais caminhos definidos e alterados com o
passar do tempo.
Assim
como você deve refletir sobre sua Visão na atividade Não Abro Mão, que
é onde se pretende chegar, você deverá também apontar a Missão e as Premissas,
cujas definições constam abaixo (conforme estão no Caderno do Professor, 3º
Bimestre).
“Sobre
a Missão, ela define a forma de ser de uma pessoa ao longo da caminha
na realização do seu sonho, ou seja, pode ser considerada um “credo pessoal”
ou filosofia de vida. É por isso que deve ser descrita abrangendo uma forma
única de ser, considerando o propósito de vida de cada um.”
“Premissas
são verdades assumidas, condições das quais não se abre mão e, por isso, devem
ser lembradas constantemente. Elas advêm dos Valores, que devem guiar a conduta
e as decisões dos estudantes. Além disso, é importante saber que é delas que vão
partir os objetivos, prioridades e resultados que os estudantes esperam
alcançar no Plano de Ação do seu Projeto de Vida. Portanto, para facilitar os
desdobramentos nas próximas aulas, que tratarão dos objetivos do Plano de
Ação, é recomendado que os estudantes definam as Premissas por duas ou mais categorias,
como: relacionamentos, estudos e/ou carreira, espiritual.”
Poderá ser feito diretamente em sua apostila, que ao término deverá ser fotografada com nitidez da escrita e enviado pelo Classroom. Caso ainda não esteja com a apostila, poderá consultar o arquivo online e, sem a necessidade de copiar as perguntas, fazer diretamente em seu caderno de Projeto de Vida ou em arquivo digital, como Word e Documento do Google. Caso não copie as perguntas, indique qual Atividade está respondendo e a respectiva reflexão.
Lembre-se: você
pode aprofundar as reflexões que faz nesta e nas demais atividades em seu
Diário de Práticas e Vivências. Lá é um espaço particular, que não será
enviado para mim, sendo compartilhado apenas com quem seu próprio autor permitir.
Portanto, nossas atividades podem ser pontos de partida a maiores reflexões.
Exemplos:
“Atividade – Não Abro Mão”.
1)
A)
(insira sua resposta)
B) (insira sua resposta)
VISÃO: (insira
sua resposta)
MISSÃO: (insira
sua resposta)
PREMISSAS: (insira
sua resposta)
Link do Caderno do Aluno do 3º Bimestre completo caso não
tenha retirado na escola:
https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/download/novos/1a_Aluno_Volume%203_corrigido.pdf
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 15/09/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 30/08 ATÉ 04/09
Continue
desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de
nossa disciplina.
Na
atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades da Situação De
Aprendizagem 3 – Do Sonho À Realidade: A Arte Do Planejamento. do Caderno do
Aluno do 3º Bimestre (p. 143 a 145).
Faça
as atividades dessa situação de aprendizagem conforme as orientações que
constam em seu Caderno do Aluno.
Na
Atividade – Pequenos Planejamentos fica solicitado que seja feito em grupo.
Deixarei que vocês escolham qual dos 4 grupos vocês desejarão desenvolver a
proposta. Você poderá utilizar plataformas, como o Google Meet, Whatsapp,
Microsoft Teams e outros para discutir com os colegas. Todos devem inserir os
respectivos nomes nas atividades de partilha, inclusive seu próprio nome.
Outras propostas são de reflexão individual, portanto não devem ser feitas de
acordo com discussão e partilha, mas sim de forma única.
Os
que não quiserem/não puderem fazer a partilha nas atividades propostas em
grupo podem fazer todas as reflexões individualmente.
Poderá ser feito diretamente em sua apostila, que ao término deverá ser fotografada com nitidez da escrita e enviado pelo Classroom. Caso ainda não esteja com a apostila, poderá consultar o arquivo online e, sem a necessidade de copiar as perguntas, fazer diretamente em seu caderno de Projeto de Vida ou em arquivo digital, como Word e Documento do Google. Caso não copie as perguntas, indique qual Atividade está respondendo e a respectiva reflexão. Exemplos:
“Atividade – Pequenos Planejamentos”.
“Grupo 3” (grupo
escolhido para desenvolver as atividades)
a)
(insira
sua resposta)
“Atividade – o que poderia ter mudado na história?”
1)
a)
(insira sua
resposta)
b) (insira sua resposta)
c) (insira sua resposta)
Link
para acesso das páginas do Caderno do Aluno desta atividade: https://drive.google.com/file/d/1t9-dC0Qw7p0wozqLqxeGCHNp0lcC6v0w/view?usp=sharing
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom
até 08/09/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 17/08 ATÉ 21/08
PREZADOS ESTUDANTES.
CONFORME DEIXEI NOS MURAIS DAS TURMAS DO CLASSROOM, MEU CELULAR TEVE UM
PROBLEMA TÉCNICO EM SUA PORTA DE CARREGAMENTO. PORTANTO O ATENDIMENTO VIA
WHATSAPP ENCONTRA-SE SUSPENSO DESDE 11/08/2020. ENTRE EM CONTATO COMIGO VIA
CLASSROOM E E-MAIL, CONFORME ORIENTAÇÕES AO FINAL DESTA ATIVIDADE.
Continue desenvolvendo
seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é parte fundamental de nossa
disciplina.
Na atividade desta
semana, você deverá elaborar as atividades da Situação De Aprendizagem 2 –
Uma Viagem Rumo A Ítaca do Caderno do Aluno do 3º Bimestre (p. 138 a 142).
Fique calmo(a)! São 5 páginas da apostila, porém os textos necessários para leitura já constam lá, assim como as orientações de cada atividade.
Nas situações que ficam
propostas reflexões em grupo, você poderá utilizar plataformas, como o Google
Meet, Whatsapp, Microsoft Teams e outros para discutir com os colegas. Todos
devem inserir os respectivos nomes nas atividades de partilha, inclusive seu
próprio nome. Outras propostas são de reflexão individual, portanto não devem
ser feitas de acordo com discussão e partilha, mas sim de forma única.
Os que não quiserem/não
puderem fazer a partilha nas atividades propostas em grupo podem fazer todas as
reflexões individualmente.
Poderá ser feito diretamente em sua apostila, que ao término deverá ser fotografada com nitidez da escrita e enviado pelo Classroom. Caso ainda não esteja com a apostila, poderá consultar o arquivo online e, sem a necessidade de copiar as perguntas, fazer diretamente em seu caderno de Projeto de Vida ou em arquivo digital, como Word e Documento do Google. Caso não copie as perguntas, indique qual Atividade está respondendo e a respectiva reflexão. Exemplos:
“Atividade – Na Ponta
Do Lápis”.
“Um pequeno relato é
o suficiente sobre quem é você”:
(insira a resposta)
“Atividade – Tecendo
Diálogos”
a)
(insira
sua resposta)
Link para acesso das
páginas do Caderno do Aluno desta atividade: https://drive.google.com/file/d/1Zq8wXPgrXrYpXdD0kVILUsA7lkoMEE2s/view?usp=sharing
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 25/08/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o
acesso, envie um e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
Continue desenvolvendo seu Diário de Práticas e Vivências. Ele é
parte fundamental de nossa disciplina.
Na atividade desta semana, você deverá elaborar as atividades “Todo
Caminho é Diferente”, “É Preciso Traçar o Caminho” e “Com Foco e Força de
Vontade”, da Situação de Aprendizagem 1 do Caderno do Aluno do 3º Bimestre
(p. 137 e início da 138).
Para iniciar suas reflexões, leia os textos abaixo. TEXTO 1
A única revolução possível é a que se faz dentro de nós
Não é possível libertar um povo sem, antes, livrar-se da
escravidão de si mesmo.
Sem esta [revolução interna], qualquer outra será insignificante,
efêmera e ilusória, quando não um retrocesso.
Cada pessoa tem sua caminhada própria.
Faça o melhor que puder.
Seja o melhor que puder.
O resultado virá na mesma proporção de seu esforço.
Compreenda que, se não veio, cumpre a você (a mim e a todos)
modificar suas (nossas) técnicas, visões, verdades etc.
Nossa caminhada somente termina no túmulo.
Ou até mesmo além…
Segue a essência de quem teve sucesso em vencer um império…
GANDHI, Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós. Disponível
em:
http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gandhi.pdf. Acesso em: jan.
2020.
TEXTO 2
[…] O sentido da vida é tudo aquilo que nos encaminha na direção da
realização do
nosso projeto. Cada vez que você dá um passo […] na direção da
consecução do seu
projeto, você se realiza como pessoa. […] Uma vida sem rumo deve ser
como um barco
sem bússola, um filme sem roteiro.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Educação e vida. Belo Horizonte:
Modus Faciendi,
2001. p. 34-35.
Poderá ser feito diretamente em sua apostila, que ao término deverá ser fotografada com nitidez da escrita e enviado pelo Classroom. Caso ainda não esteja com a apostila, poderá consultar o arquivo online e, sem a necessidade de copiar as perguntas, fazer diretamente em seu caderno de Projeto de Vida ou em arquivo digital, como Word e Documento do Google. Caso não copie as perguntas, indique qual Atividade está respondendo e a respectiva reflexão. Exemplo: “Atividade: Todo Caminho é Diferente”.
1-
(sua resposta)
Link para acesso das páginas do Caderno do Aluno desta atividade: https://drive.google.com/file/d/1bchhHDWDjSzRrKUiFuCrHxQ9mAAsWrM3/view?usp=sharing
Entrega exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 18/08/2020
às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo
Classroom. Caso não seja possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo
da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br
para que eu possa orientar você como acessar o Classroom e entregar as
atividades.
|
ATIVIDADES PARA A SEMANA DO DIA 03/08 ATÉ 07/08
INÍCIO
DO 3º BIMESTRE
Estamos
iniciando o 3º Bimestre letivo. Portanto, precisamos pensar em nossas
respectivas trajetórias antes de continuarmos com a caminhada, uma vez que se
inicia a segunda e última metade do ano letivo.
Para isso, faça um paralelo entre as reflexões desenvolvidas durante o presente ano letivo, levando em consideração suas principais metas estabelecidas no início do ano. Você deverá refletir e registrar sobre:
·
Quais
planos para o atual momento você já alcançou? Caso não tenha alcançado, está
no caminho?
·
Outros
planos surgiram? Como alcançar esses novos objetivos?
·
Quais
as suas intenções de carreira profissional? Suas escolhas na escola e
dedicação nos estudos são direcionadas a esse objetivo?
-
Não se esqueça de continuar a desenvolver o seu Diário de Práticas e
Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).
O
que deve ser entregue:
As reflexões relacionadas ao paralelo entre o início do ano e o presente
momento.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 11/08/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o Classroom
e entregar as atividades.
|
- Continuação
do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o
final do ano letivo).
SEMANA
DE ESTUDOS INTENSIVOS E RECUPERAÇÃO
Nesta
semana você deverá organizar a entrega de todas as suas pendências até
quarta-feira, dia 29/07/2020. Não deixe de refletir sobre nossa disciplina de
Projeto de Vida, como ela contribuiu para sua autorreflexão e quais as
contribuições para a construção do seu conhecimento.
Lembre-se: você pode também apontar as críticas, possíveis melhorias e formas de trabalharmos nossa disciplina à distância já a partir do 3º Bimestre.
Pode
ser feito com registro: escrito, falado (áudio), vídeo, entre outros. Fica a
seu critério a forma de elaboração da sua atividade.
Entrega
de acordo a proposta de cada atividade no blog da escola até 29/07/2020 às
23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o
acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
- Continuação do desenvolvimento do
Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final do ano letivo).
-
Caderno do Aluno – p. 158: Atividade 10: Diz a Canção: É Preciso Saber Viver
Leia
o trecho a seguir, para introduzirmos a nossa aula.
“No
ano de 1999, em Paris, a Assembleia Geral das Nações Unidas elaborou o
Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência, visando a coleta de
100 milhões de assinaturas no mundo inteiro até a virada do milênio. O
Manifesto, elaborado por uma comissão de ganhadores do Prêmio Nobel da Paz,
não se destinava às autoridades públicas, mas aos cidadãos comuns, partindo
do pressuposto de que o senso de responsabilidade se dá na dimensão pessoal.
Dessa forma, o tema da resolução de conflitos ganhou proporções planetárias,
enfatizando o uso de formas alternativas (extrajudiciais) para viabilizar o
entendimento entre as pessoas.”
Pense
nas ferramentas que você utiliza para lidar e resolver seus diversos
conflitos. Eles são coerentes com o que você acredita? Estão de acordo com o
respeito com o próximo?
Faça
as atividades propostas na atividade 10 da apostila, utilizando como base o
trecho a seguir. Caso queira, você pode montar um texto corrido ao invés de
responder questão por questão, assim como utilizar outros recursos além do
registro escrito, como registro audiovisual. O importante é que suas
reflexões sejam contempladas.
”
...Encontrei hoje em ruas, separadamente, dois amigos
meus
que se haviam zangado um com o outro. Cada um
me
contou a narrativa de porque se haviam zangado.
Cada
um me disse a verdade. Cada um me contou as suas
razões.
Ambos tinham razão. Ambos tinham toda a razão.
Não
era que um via uma coisa e o outro outra, ou
que
um via um lado das coisas e outro um lado diferente.
Não:
cada um via as coisas exatamente como se havia
passado,
cada um as via com um critério idêntico ao do
outro,
mas cada um via uma coisa diferente, e cada um,
portanto,
tinha razão.
Fiquei
confuso desta dupla existência da verdade.”
Nome
do texto. Fernando Pessoa. Disponível em: <https://www.pensador.com/frase/Njg3OTIw/>.
Acesso em: 10
jan.
2020.
O
que deve ser entregue:
As reflexões registradas sobre a Atividade 10 do Caderno do Aluno.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 29/07/2020 às 23h59.
Quaisquer dúvidas, entre
em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja possível o
acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
- Continuação
do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final
do ano letivo).
- No
dia 15/07, Quarta-feira, das 16h15 às 17h00 será transmitida aula de Projeto
de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as atividades
propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube e Centro de
Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube, editarei para
colocá-la no Classroom. Poderá ser feito no próprio caderno de Projeto de
Vida, apostila (caso seja feito o que é proposto lá) ou através do Word
(Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em
"Documento" na plataforma Google Classroom).
O
que deve ser entregue:
As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas transmitidas e
as respostas elaboradas. Caso sejam questões da apostila (Caderno do Aluno 2º
Bimestre), poderá ser feito direto na apostila, que ao final será fotografada
para entrega.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 21/07/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
|
- Continuação
do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências (prática que irá até o final
do ano letivo).
-
Questionário acerca do desenvolvimento dos Diários de Práticas e Vivência
(caso solicite login para responder, deve ser com seu e-mail e senha de
acesso ao Classroom): https://forms.gle/mpQ2HqZ74TdYA7Gb6
-
No dia 08/07, Quarta-feira, das 16h15 às 17h00 será transmitida aula de
Projeto de Vida no Centro de Mídias. Vocês devem acompanhar e fazer as
atividades propostas na aula à distância, seja ao vivo ou na reprise (Youtube
e Centro de Mídias). Assim que a reprise for disponibilizada no Youtube,
editarei para colocá-la no Classroom. Poderá ser feito no próprio caderno de
Projeto de Vida, apostila (caso seja feito o que é proposto lá) ou através do
Word (Clicando para "Adicionar ou criar", e clicar em
"Documento" na plataforma Google Classroom).
O
que deve ser entregue:
Responder o questionário que consta na atividade (as perguntas estão no Anexo
desta atividade, mas deve ser respondido exclusivamente pelo site da
plataforma); As anotações acerca da aula do CMSP, assim como as perguntas
transmitidas e as respostas elaboradas. Caso sejam questões da apostila
(Caderno do Aluno 2º Bimestre), poderá ser feito direto na apostila, que ao
final será fotografada para entrega.
Entrega
exclusivamente pela plataforma Google Classroom até 14/07/2020 às 23h59.
Quaisquer
dúvidas, entre em contato comigo de preferência pelo Classroom. Caso não seja
possível o acesso, vá pelo Whatsapp (estou no grupo da sua turma) ou e-mail: gabrielmauad@professor.educacao.sp.gov.br para que eu possa orientar você como acessar o
Classroom e entregar as atividades.
ANEXO
Questões
do questionário acerca do desenvolvimento do Diário de Práticas e Vivências:
- Nome
Completo.
- Turma.
- Sobre
o desenvolvimento do meu Diário de Práticas e Vivências, desde o início do 2º
Bimestre (01/06/2020) eu (Alternativas): Fiz diariamente, sem deixar de fazer
em nenhum momento; Fiz diariamente, porém acabei deixando alguns dias para
trás; Fiz diariamente, acabei esquecendo alguns dias, porém ele está em dia;
Fiz regularmente, porém não
todos os dias; Fiz de vez em quando; Fiz raramente; Não fiz.
- Em
relação ao desenvolvimento de seu diário no 1º Bimestre, eu (Alternativas): Consegui
me organizar e fazer o diário como combinado em sala de aula; Consegui me
organizar melhor, mas ainda tenho atrasos; Não estou conseguindo fazer meu
diário com frequência.
- Insira
um breve relato sobre a experiência do desenvolvimento do seu Diário de
Práticas e Vivências.
- Caso
você não esteja conseguindo fazer o Diário de Práticas, explane o porquê.
|